Verdade | O Mundo Em Que Vivemos Actualmente...

Um dia, enquanto fazia scroll no Instagram, deparei-me com esta frase sobre a Verdade.

Verdade

Vivemos numa geração de pessoas emocionalmente fracas. Tudo tem que ser abafado porque é ofensivo, inclusive a verdade.

Apesar de ser uma citação um pouco "forte" nas palavras que utiliza, não deixa de relatar aquilo que vemos actualmente nas redes sociais e no comportamento do ser humano. Não em todos, mas na sua grande maioria.

Senão vejamos:

"Pessoas emocionalmente fracas"

Acho que esta é a parte mais "agressiva" da citação anterior. "Fracas" é uma palavra com um enorme significado. Aquilo que esta frase quer dizer (ou, pelo menos, como eu interpreto) é o facto de, hoje em dia, num Mundo em que se batalha pela verdade e liberdade de expressão, a verdade não é valorizada ou não é aceite pacificamente.

A verdade nunca foi fácil de ser dita e muito menos de ser ouvida. Sempre foi assim. Ainda é assim, Continuará a ser assim, mas tem-se verificado que, quem diz a verdade, é a primeira pessoa a quem devemos "atirar pedras" e criticar.

"Tudo tem de ser abafado porque é ofensivo"

Este é o busílis desta questão. Não podemos dizer nada a uma pessoa que a mesma fica melindrada com aquilo que lhe dissemos. Não podemos demonstrar que temos uma opinião contrária que somos logo a pior pessoa do Mundo e que não estamos lá para apoiar essa mesma pessoa. Não podemos usar e dizer a palavra "Não" que somos logo considerados "pessoas de má vontade" ou "sem vontade de ajudar".

A parte do "abafado" personifica as verdades que tanta vontade temos de dizer, mas que, por uma questão de "não ficar mal" nem "criar inimizades", não as dizemos. Preferimos guarda-las para nós.

Até que ponto isto é benéfico? Até que ponto é que essa pessoa não merece ouvir as verdades ou aquilo que nós pensamos sobre elas? Será que o facto de não as dizermos é que poderá estar a prejudica-la de alguma forma? Será que a verdade não a iria ajudar a crescer emocionalmente (e enquanto humana, clara está)? Será que não iria ser uma ajuda para evitar cometer os mesmos erros? Mudar as coisas que diz e a forma como as diz?

Liberdade de expressão

Algo que devemos apoiar. A liberdade de expressão também tem regras e barreiras. Deve ser apoiada e fazer parte de nós até ao ponto máximo (a partir do qual se entra na ofensa e insulto). Não podemos pensar que podemos dizer tudo o que queremos só porque queremos usufruir desta nossa "liberdade" e achar que não há consequências. Claro que existem.

Se formos demasiado "livres" e chegarmos àquele limite que envereda para o insulto, aí sim, estamos errados. No entanto, se há verdades que precisam de ser ditas, se há verdades que não merecem ficar guardadas para nós e que irão ajudar a pessoas que está à nossa frente, porque não dizê-las?

Dá que pensar até que ponto a verdade é valorizada, certo?

2 comentários:

  1. É uma frase dura, de facto, mas muito verdadeira! E em poucas palavras espelhou a nossa realidade. O que me choca, muitas vezes, é mesmo exigirmos a verdade, mas, depois, não sermos capazes de a gerir. Tudo é motivo de explosão e desentendimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Muitas vezes, exigimos a verdade mas não a sabemos (nem queremos) ouvir. Pior, algumas pessoas depois rejeitam e pintam "de mau da fita" quem tem coragem para dizer a verdade na cara de alguém!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.