Como Embelezar A Tua Pele Com A Alimentação?

Sabe-se que comer bem é óptimo para o nosso organismo e para a nossa pele. Como?

Como Embelezar A Tua Pele Com A Alimentação?

Promovendo a redução da inflamação e os danos dos radicais livres na nossa pele. Precisamos de antioxidantes, minerais e outros nutrientes para manter a integridade da pele e agir como co-factores de apoio aos processos bioquímicos do nosso organismo.

Então, quais os alimentos que nos ajudam a ter uma pele mais bonita?


Fruta e Legumes

Os antioxidantes presentes na fruta e nos legumes neutralizam os danos que os radicais livres provocam na pele. As vitaminas C e E, o betacaroteno, o licopeno e a luteína podem oferecer alguma protecção contra os danos gerados pelos raios UV.
- Os citrinos são uma boa fonte de vitamina C;
- O tomate contém licopeno;
- A batata-doce contém betacaroteno;
- Os legumes folhosos verdes escuros e amarelos contêm luteína;
- Os espinafres e o abacate contêm vitamina E.

Como Embelezar A Tua Pele Com A Alimentação?

Frutos secos e sementes

- As sementes de girassol têm um alto teor de vitamina E e ácido linoleico - um tipo de gordura que pode ajudar a hidratar e nutrir a pele.
- As nozes contêm antioxidantes, como vitamina E, ácidos gordos essenciais (que o corpo não produz) e minerais, como zinco e selénio. Devemos consumi-los com moderação, pois são altamente calóricos (não deixam de ser alimentos com alto teor em gordura, certo?).

Chá verde

O chá verde contém compostos conhecidos como polifenóis que, quando consumidos regularmente, podem proteger a pele contra os danos dos radicais livres do sol. Ajuda a reduzir o número de linhas de expressão e vasos sanguíneos proeminentes. Não deve ser consumido com leite.

NOTA: pessoas com hipertensão deverão ter bastante cuidado com a ingestão de chá verde, uma vez que este tem cafeína. O ideal? Não consumir!

Chocolate negro

O cacau tem um alto teor de antioxidantes, como polifenóis e flavonóides, que podem melhorar o fluxo sanguíneo para a pele e limitar os danos causados pelo sol. Chocolate com 70% de cacau, no mínimo, é o ideal, uma vez que os chocolates com menos cacau (e, por conseguinte, mais açúcar, mais manteiga de cacau e leite) têm um teor elevado de açúcar. Mais uma vez, aqui temos que ser moderados. Idealmente, um a 2 quadrados por dia. Não mais do que isto!

Como Embelezar A Tua Pele Com A Alimentação?

Todos os dias, eu como um quadrado de chocolate negro com um teor de cacau de 72%. Aliás, já provei os de 99% e são deliciosos!

Peixes Gordos

O salmão, carapau e o arenque são fontes ricas de ácidos gordos ómega-3, para além de terem um teor naturalmente elevado de proteínas e zinco. Os ácidos gordos ómega-3 podem reduzir a inflamação nas células cutâneas e tornar a pele menos sensível aos danos causados pela radiação solar.

No entanto, se querem ter conhecimento de alguns alimentos (em específico) que podem introduzir na vossa alimentação, atentem nos próximos exemplos!


Abacate

É um alimento rico em antioxidantes, nomeadamente em vitamina E, uma das mais poderosas. Não só ajuda a rejuvenescer a pele, através da produção de colagénio, como a hidrata, protege as células dos radicais livres e ajuda na absorção de vitaminas e minerais.

Batata-doce

Rica em vitamina C, reforça o sistema imunitário, ajuda na prevenção da diabetes e estimula a produção de colagénio, diminuindo as rugas. O seu alto teor em fibra ajuda na redução da absorção do colesterol e garante que nos sintamos saciados durante mais tempo

Cenoura

Quem nunca comeu cenouras no Verão para manter um bronzeado bonito? É um alimento alcalinizante e está repleto de fibras, potássio, vitaminas A, C e B6. A cenoura ajuda não só na prevenção de doenças, como "purifica" o organismo através da eliminação de toxinas. A vitamina A protege a pele dos danos solares e previne as rugas prematuras, acne, pele seca, manchas e pigmentação

Como Embelezar A Tua Pele Com A Alimentação?

Espinafres

Com um elevado valor nutricional, são ricos em ferro, vitaminas e fibras. Os seus antioxidantes aumentam as defesas naturais do organismo e retardam os sinais de envelhecimento. Ainda protegem a pele, contribuem para a sua hidratação e dão-lhe um aspecto mais luminoso.

Frutos Vermelhos

Conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, os frutos vermelhos incluem os mirtilos, amoras, framboesas, cerejas, morangos, bagas de goji e sabugueiro. Estes ajudam a combater os radicais livres e reforçam a protecção dos vasos sanguíneos, ossos, cartilagem, gengivas e dentes.

Como Embelezar A Tua Pele Com A Alimentação?

Kale

Este tipo de couve é um superalimento ainda pouco conhecido. A sua elevada densidade nutricional inclui vitaminas A, B, C, K, potássio, cálcio, magnésio, ferro, ómega-3, fósforo, fibras, antioxidantes, entre outros. As suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a manter a pele jovem e luminosa.

Laranja

Designada como a fonte de vitamina C, é uma fruta que previne o envelhecimento precoce, reduz o stress e combate a oxidação das células. Ajuda a eliminar as substâncias que não foram metabolizadas e promove a formação de colagénio. Idealmente, deve ser ingerida no seu estado normal, visto que se perdem alguns nutrientes ao transforma-la em sumo.

Nozes

Pequenas em tamanho, mas grandes na quantidade de nutrientes que possuem, as nozes são ricas em ómega-6 e podem ser ingeridas diariamente desde que consumidas em pequenas porções (não mais que 2 a 3 por dia). Não só aumentam a resistência da pele, como promovem o bom funcionamento do coração e do cérebro.

Como Embelezar A Tua Pele Com A Alimentação?

Salmão

Com um elevado teor de ácidos gordos essenciais, nomeadamente o ómega-3, este peixe gordo tem a capacidade de diminuir a inflamação e os níveis de colesterol, promover a cicatrização e ainda estabilizar a tensão arterial. Os nutrientes presentes no salmão hidratam e aumentam a quantidade de elastina presente na pele, pela estimulação da sua formação.

Em suma...

Lembrem-se que uma alimentação equilibrada é muito rica em peixe, azeite, antioxidantes, fruta e vegetais frescos, legumes, frutos secos e sementes - a chamada dieta mediterrânica.

Em contrapartida, há muitos alimentos que devemos reduzir o consumo, ou mesmo evitar: o açúcar e os hidratos de carbono refinados, em particular, foram associados à acne e ao envelhecimento prematuro da pele. Aliás, não é por acaso que têm existido estudos na área da diabetologia a fim de estudar a pele de pessoas com diabetes mellitus (tipos 1 e 2) e a sua evolução, tendo em conta a patologia em causa.

E por aí? Já alguém tinha pensado como os alimentos podiam influenciar o estado da nossa pele?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.