Como Tratar As Mãos Durante A Quarentena?

Atendendo aos dias que vivemos, e com todas as recomendações, esquecemo-nos de como tratar das nossas mãos.

Como Tratar As Mãos Durante A Quarentena?

Devido à pandemia Covid-19, temos recomendações gerais de comportamentos a adoptar, nomeadamente a lavagem frequente das mãos com água e sabão e, na impossibilidade desta prática, a "lavagem" das mãos com uma solução desinfectante com uma base alcoólica.

Acontece que muita gente desconhece que o álcool presente neste tipo de soluções, e até mesmo as lavagens frequentes das mãos, fazem com que as mesmas desidratem. Fiquem secas, ásperas e, em certos casos e em última instância, com eritema e inflamação.

E ninguém quer isso, não é verdade?


Este "cenário", por mais que seja resultado de uma correcta aplicação das recomendações gerais, não pode ser motivo para não cuidarmos das nossas mãos.

Desta forma, o texto de hoje centrar-se-á numa lista de recomendações (da minha parte) relativamente a produtos que poderão utilizar para tratar das vossas mãos. Foi uma questão que me colocaram recentemente no meu Instagram e, depois de ter dado alguns exemplos por lá, achei que um texto também seria adequado.

Irei dividir as recomendações em três grandes grupos: os cuidados hidratantes ou "de dia", os nutritivos ou "de noite" e os regeneradores ou cicatrizantes.

Vamos lá?


Cuidados Hidratantes (aplicar durante o dia)

São texturas verdadeiramente hidratantes para evitar a perda insensível de água das nossas mãos (possuem humectantes na sua composição), que poderão ser utilizados ao longo do dia, sempre que for necessário. Para além disso, têm uma textura fluída que irá fazer com que seja absorvida rapidamente, não nos deixando com a sensação de "cola" nas mãos, fazendo com que consigamos efectuar as nossas tarefas diárias, sem "deixar rastos".

Exemplos: Jowaé Creme Hidratante de Mãos e Unhas, Youth Lab Creme de MãosUriage Bariederm Cica-Creme de Mãos

Como Tratar As Mãos Durante A Quarentena?

Cuidados nutritivos (aplicar à noite, antes de dormir)

Estes produtos já são mais nutritivos, ou seja, para além de impedir a perda de água das nossas mãos, vão conferir nutrição às mesmas. Vão repor o teor lipídico (igualmente importante) à pele. Como é de noite que existe uma maior renovação celular, faz sentido (a meu ver) utilizar este tipo de produtos nesta altura.

Enquanto dormem, o produto vai ser absorvido, reparando as vossas mãos. Como estão a dormir não há tanta preocupação em termos de textura, ou seja, pode ser uma textura mais "gorda", que não absorva tão rapidamente, porque não nos irá impedir de fazer o que quer que seja.

Por último, como estes produtos têm, na sua composição, ingredientes anti-inflamatórios, vão ajudar na melhoria da inflamação da pele, bem como na melhoria e diminuição do eritema nas mãos.

ExemplosNeutrogena Creme Concentrado, Rituals Bálsamo Nocturno de Mãos (Ritual de Dao), Jowaé Creme Nutritivo de Mãos e Unhas, O'keeffe's Working Hands

Como Tratar As Mãos Durante A Quarentena?

Cuidados Reparadores/Cicatrizantes

Estes vão ser utilizados em "fim de linha", digamos assim, Quando nenhum dos anteriores resultar, ou se as mãos se encontraram visivelmente danificadas, poderão apostar num destes produtos. A principal função é acelerar a regeneração celular, de forma a reparar os danos das vossas mãos, tornando-as mais suaves e reparadas.


Como Tratar As Mãos Durante A Quarentena?

E são estas algumas das minhas recomendações para cuidarem das vossas mãos, não só durante tempos de quarentena, mas também ao longo do ano. Durante o Verão, os cremes nutritivos podem ser um bocado "pesados", mas se tiverem as mãos demasiado secas, podem utilizar, sem problema.

Só tenho que vos fazer notar uma coisa: se as vossas mãos estiverem demasiado danificadas, inflamadas e com eritema, aconselho a adquirirem um creme o menos perfumado possível (truque para aplicar neste texto: os de cor branca e o Working Hands). Caso contrário, poderão inflamar ainda mais a vossa pele.

E por aí? Como estão a cuidar das vossas mãos?

4 comentários:

  1. Olá, acho super importante tratar-mos das nossas mãos mas nesta altura devemos mesmo tratar, eu trato as minhas mãos com um bálsamo mesmo apropriado para as mãos :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida que tratarmos das nossas mãos é obrigatório. Mesmo antes do Covid-19 e das medidas que tivemos que adoptar, cuidar das nossas mãos com produtos adaptados era prática aconselhável! Beijinhos e obrigado pelo teu comentário.

      Eliminar
  2. Obrigado pelas dicas. Já tinha notada que nesta fase em que tenho as mãos em pior, a minha pele não reage muito bem com cremes perfumados. Tenho pensado em experimentar a marca de mãos da Neutrogena num fim de semana, visto que é quando consigo que as minhas mãos recuperem mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As luvas de tratamento intensivo da Neutrogena são muito boas. Ficas com as mãos bem suaves e reparadas, mas como só podes usar uma vez por semana (idealmente), podes ir usando ao longo da semana, e várias vezes ao dia, algum dos outros. Neutrogena é uma opção.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.