Haverá Alguma Relação Entre Exercício Físico E A Pele?

No Dia Mundial da Actividade Física, há que questionar: haverá alguma relação entre exercício físico e a pele?

Haverá Alguma Relação Entre Exercício Físico E A Pele?

Isto não é um texto com demasiada "base" científica, mas mais um relato de uma experiência pessoal. Já desde o início deste ano que tenho verificado que, durante os meus treinos, a minha pele "reage".

Como, perguntam vocês?


A minha pele fica demasiado vermelha (algo que é perfeitamente normal, pois há um maior afluxo sanguíneo a nível capilar, levando ao vermelhidão característico do esforço). No entanto, e para além desta reacção, apareciam-me algumas borbulhas e manchas vermelhas na testa e à volta dos olhos.

Pequenas notas:
- Não tenho rosácea;
- Não tenho qualquer tipo de problema alérgico, pelo que não estamos perante uma alergia ou anafilaxia derivadas de esforço físico (isto existe, malta!);
- Treino às 7 da manhã (agora em quarentena, faço noutros horários);
- Não costumava tratar a minha pele antes de treinar (achava que não havia qualquer tipo de interesse nisso. Sou sincero).

Este tipo de reacções, para mim, eram um pouco inexplicáveis. Eu trato da minha pele, uso produtos adaptados ao meu tipo e estado de pele, todos os produtos que utilizo estão dentro do prazo de validade e, na ausência deste, dentro do prazo após abertura (podem ver a importância destes parâmetros aqui). Durante a minha rotina, coloco todos os produtos com suavidade, nada de movimentos exagerados.

Conclusão: não sabia o que se estava a passar. Então, decidi investigar um pouco!


Então, nas minhas pesquisas, deparei-me com um facto que poderia justificar o que me estava a acontecer: o pH da pele e a sua relação com o pH do suor. Algo que eu vou partilhar convosco, seguidamente.

Falemos do pH da pele

O pH ideal da pele, na maior parte do rosto e corpo, encontra-se entre 4,7 e 5,75. Um pH de 7 (o da água pura) é considerado neutro. Qualquer valor abaixo é acido e acima é alcalino. Assim, o pH da pele é ligeiramente ácido. Este pH ácido da pele é criado pelo manto ácido da pele - parte de água do filme hidrolipídico que protege as camadas externas da pele.

O pH da pele varia de acordo com o género e com a localização do corpo, para além de oscilar, igualmente, em diferentes fases da nossa vida.

Qual a importância do pH da pele?

O pH da pele desempenha um papel importante nas condições da pele. O manto ácido é essencial para a barreira protectora da pele:
- Neutraliza agressores alcalinos (como os tensioactivos (detergentes) abrasivos);
- Inibe o crescimento de bactérias;
- Restaura e mantém o ambiente ácido ideal para a flora natural da pele prosperar.

Se o pH da pele atingir níveis alcalinos, o seu equilíbrio natural é perturbado. Os lípidos epidérmicos essenciais não podem ser sintetizados e a pele perde água e seca. Nesta condição, a camada exterior da pele (ou epiderme) já não é capaz de funcionar como um barreira de protecção.

Mais pesquisas posteriores e...

...deparei-me com uma outra possível explicação e relação com este "problema": uma alergia ao meu suor. Porquê? Por causa da vermelhidão que me aparecia na testa sempre que terminava o exercício físico.

Outra possibilidade era a desidratação da pele. Como? Simples, o pH ácido do suor baixa ainda mais o pH da nossa pele aquando o exercício físico. Estando a barreira cutânea comprometida, havia uma maior permeabilidade à entrada de alegenos, o que podia provocar o vermelhidão e a comichão que às vezes tinha e ainda aumentar a perda insensível de água (PIA).

Posto isto, decidi tomar algumas decisões para ver se o problema ficava minimamente controlado - tratar da pele antes de ir treinar. E o que é que eu quero dizer com isto? Simples: limpar e hidratar a minha pele e só depois ir treinar; e mudar algumas coisas na minha rotina nocturna, (tal como descrevo em baixo). Durante um mês adoptei este procedimento.

Quais os resultados?

- No final do meu treino, a minha testa já não ficava tão vermelha nem com sensação de ardência
- Não sentia comichão no caminho sala de treinos, balneário, banho.

Então, que é que concluí?

Como treino de manhã (antes da quarentena), e tendo em conta que não hidratava a pele antes de ir treinar, a principal conclusão que tirei foi que os meus cuidados nocturnos não eram suficientemente hidratantes. A minha rotina nocturna é mais direccionada para o anti-envelhecimento.

Para além disso, consegui perceber que não tenho qualquer alergia ao meu suor.

O que é que mudei?

- Coloquei um sérum hidratante à noite, antes de colocar o meu creme anti-rugas habitual;
- Na noite anterior ao dia de treino, não utilizo qualquer tipo de ácido na minha pele (já falei da importância dos ácidos na pele aqui), de forma a que a minha pele não fosse mais sensibilizada para o treino;
- Se não utilizar o sérum, coloco uma máscara hidratante (e durmo com ela) no dia que antecede o de treino.

Que diferenças noto agora?

Sinto a minha pele mais "calma" e com menos reacção depois de fazer exercício físico, para além de a sentir mais hidratada. Uma pessoa também erra e apercebi-me, da "pior forma", que andava a ser demasiado exigente com a minha pele, tendo em conta os produtos que estava a utilizar à noite.

Por isso, treinem, pratiquem exercício físico!


Exercício físico faz bem à nossa saúde e à nossa mente. Então agora, mais que nunca, dado que estamos mais tempo em casa.

Haverá Alguma Relação Entre Exercício Físico E A Pele?

O suor faz bem à nossa pele e é um mecanismo estritamente necessário para o nosso organismo. No entanto, lembrem-se disto: limpar e hidratar a pele antes de treinar e utilizarem cuidados adaptados ao vosso tipo de pele. Para além disso, não queiram ser demasiado exigentes com a vossa pele, porque pode haver umas situações mais aborrecidas.

Mais ainda: bebam água. Ingiram 2 a 3 litros de água por dia. Acreditem que mantêm o vosso organismo hidratado, equilibrado e a vossa pele também!

Sabiam desta relação entre exercício físico e pele?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.