2020 | Um Ano De Aprendizagens E Valorização!

Pertíssimo do final de 2020, é altura de fazer um balanço.

2020 | Um Ano De Aprendizagens E Valorização!

2020 foi um ano desafiante e que nos colocou todos à prova, não fosse a presença de um determinado "bicho" no meio de nós que - se tudo correr bem, e olhando para o lado positivo do cenário - para o ano ele já não irá estar tão presente quanto agora.

Um ano em que nos obrigou a confinar. No obrigou a pensar no que temos. De valorizar o que temos e quem temos do nosso lado, para além de nos ter ensinado a não dar nada como garantido, nem fazer planos a longo prazo. É engraçado como, olhando para as primeiras publicações deste ano, estamos todos entusiasmados a dizer que 2020 seria "O" ano de toda a gente. Acabou por ser, mas não pelas melhores razões.

NOTA: estou a falar de uma forma geral. Claro que existiram vitórias - aqui também - mas eu acho que vocês entendem o que quero dizer.

Profissionalmente

Foi o ano em que decidi dar o primeiro passo para uma mudança neste campo. Sete meses fatídicos, de "coração apertado", com incertezas atrás de incertezas até que, em Setembro, tive a confirmação deste meu "primeiro passo". Falta dar o segundo. Esperemos que esteja para breve. Nunca falei muito sobre esta mudança, mas, a seu tempo, darei mais pormenores.

Foi também um 2020 desafiador, pois tive que zelar pelo bem-estar da minha equipa e protegê-los da melhor forma durante o confinamento - e mesmo agora tenho que pensar nisso também. Foram seis semanas de "trabalho em espelho" em que metade estava em casa e a outra metade estava a trabalhar e a servir os interesses dos utentes.

Seis semanas em que o material necessário (álcool, álcool-gel, máscaras, ...) para que as pessoas se protegessem estava em falta. Seis semanas em que quando (finalmente) aparecia material, o mesmo era caríssimo e tinha que pensar até que ponto iria compactuar ou não com essa especulação de preços.

Sim, pessoal, eu cheguei a vender caixas de 50 máscaras cirúrgicas a mais de 60€. Isto é verdade. Para além disso, no início, os meus fornecedores só me enviavam duas caixas por dia, pelo que, diariamente, eu tinha que criar um número máximo de máscaras vendidas por pessoa, por dia.

Felizmente, o material já começa a aparecer em maior abundância e os preços baixaram. Nada de preços abusadores nem exagerados por coisas tão simples quanto um frasco de álcool. Haja algum ponto positivo no meio disto tudo.

Esperemos que 2021 seja o início do fim da pandemia, pois, em termos emocionais, 2020 foi e está a ser desgastante. E eu trabalho numa Farmácia Comunitária. Nem quero imaginar como os meus colegas profissionais de saúde dos hospitais se devem sentir... Por um lado, até nem me posso queixar muito. Para além disso, espero que 2021 seja o ano em que dou o passo final desta mudança profissional há muito "pedida".

Blogue

2020 foi um ano em que tive "altos e baixos". Houve semanas sem publicar, não só porque não tinha disposição, como também me faltavam ideias. Mais ainda, queria dar uma "nova vida" (de alguma forma) ao blogue. E quando uma pessoa precisa de mudar, mas não consegue sozinho, o que é que faz (ou deveria fazer)? Pedir ajuda! E foi o que fiz. Pedi ajuda à Bárbara Bação e marquei umas sessões de consultoria com ela.

Não podia ter feito melhor. Depois de me ter ensinado alguns truques e estratégias e me ter dado uma lista de tarefas para fazer, sinto que consigo "lidar" e gerir melhor o blogue. Consigo saber onde procurar ideias para novos textos. A minha abordagem mudou e estou contente com isso. Foi também altura de reestruturar algumas coisas aqui no blogue, eliminar elementos que não faziam sentido e colocar outros que me são importantes.

Acho que vocês conseguem perceber as diferenças. Mesmo não tendo publicado um único texto em Setembro (mês que "tirei" para me afastar por completo do blogue e da obrigação de publicar alguma coisa), consegui que o blogue fosse visto e visitado por novas pessoas todos os dias. Isto é sinal que o meu blogue começa a ser mais facilmente encontrado, querendo dizer que estou a fazer um bom trabalho - pelo menos, eu acho que sim #Risos.

Redes Sociais

No instagram houve um ligeiro aumento na nossa comunidade (3000 novos seguidores), houve uma nova estratégia, uma nova abordagem no conteúdo que divulgo e que crio, para além de mais pessoas me procurarem para esclarecer um ou outro assunto dentro dos nichos que comunico. A todos vocês, o meu mais sincero obrigado. Isto não faria sentido sem vocês, por isso este crescimento é de todos nós.

No entanto, continuo a ver "algumas injustiças" e muita desinformação a ser valorizada e isso vai ser a minha constante luta e "voz" nas redes sociais - combater desinformação! Quem quiser estar do meu lado, toca a arregaçar as mangas e vamos à luta.

Ainda no instagram, consegui encontrar novos criadores de conteúdo, com conteúdo de qualidade, dispostos a informar as pessoas e não a cultivar mais informações erradas - para isso, já bastam umas quantas pseudo-influencers que só dizem m**** da boca para fora, mas, para seu bel-prazer, são apoiadas - pelas pessoas, pelas marcas, pelas agências. Mas não me vou preocupar mais com isso...

Para finalizar, 2020 foi também o ano em que alterei o meu nome de utilizador. Depois de alguns meses a ser chamado Rodrigo, eis que, para dar um ar mais profissional ao perfil, decidi mudar e colocar o meu nome. De @rodri_ricardo passei para @ricardoalrodrigues.

Formação/Ensino

2020 foi o ano em que, no meio desta azáfama toda, decidi investir em mim e tirar mais uma Pós-graduação - em Cosmetologia Avançada. A vantagem desta foi ter sido exclusivamente online, mas não foi motivo para não ter aprendido. Consegui aprender imensa coisa nova e só me posso sentir grato pela partilha de conhecimento das professoras responsáveis.

"Cereja em cima do bolo" foi ter conseguido terminar a pós-graduação com um bom aproveitamento e ver que os conhecimentos adquiridos me estão a ajudar a ter mais ideias para conteúdo e ainda serem forma de complementar algumas das informações que, por norma, já vos transmitia. Quem me segue no blogue como no meu instagram, já se deve ter apercebido de alguma modificação na minha comunicação.

Pessoalmente

Foi desafiante. A minha resiliência foi posta à prova durante bastante tempo. A minha paciência também (#Risos), mas acho que 2020 serviu para crescer mais um pouco enquanto humano. Saber valorizar o que tenho. Dar mais valor às pessoas que estão à minha volta.

2020 veio tirar-nos os afetos e a possibilidade de conviver "de perto" com as nossas pessoas, mas isso só irá servir para que consigamos aproveitar ainda melhor o tempo com as mesmas pessoas quando tivermos oportunidade. Pelo menos, eu quero pensar assim. Prefiro pensar que isto não é um "caminho sem retorno". Que não é um caminho em que as pessoas não irão conseguir mais dar um abraço, um beijo, conviver livremente com as pessoas.

Consultoria

Lancei o meu serviço de Consultoria em Dermocosmética a 9 de Setembro de 2019, mas, no início, não teve muita adesão - talvez pela má estratégia na divulgação e comunicação do mesmo. No entanto, 2020 foi o ano em que decidi investir um bocadinho mais no meu serviço e posso dizer-vos que não me arrependo nada. Felizmente, começou a dar frutos e consegui chegar a mais pessoas e estas me procurarem para as ajudar.

Um ano em que ajudei bastantes pessoas e cujo feedback tem sido positivo, o que me deixa feliz. Consegui perceber as dificuldades das pessoas e dar-lhes uma ajuda a começarem a traçar um caminho para cuidarem da sua pele e cabelo. Em 2021 espero conseguir lançar mais um produto deste meu serviço - algo diferenciador (acho eu) que penso que será valorizado. A ver vamos...

Viagens

Eu tinha planeadas três viagens para 2020 e duas delas tiveram de ser canceladas devido ao Covid. A terceira - a minha segunda viagem sozinho - aconteceu. Não foi para o local que eu queria, mas não me arrependo. Apesar de ter tido a duração de apenas uma semana, foi uma semana em que consegui desligar das preocupações todas, descansar, fazer reset e recarregar baterias para "voltar em força".

Foi uma semana bastante positiva. Aliás, viajar sozinho tem as suas vantagens e este ano consegui. mais uma vez, aperceber-me delas. Quem nunca viajou sozinho, é algo que recomendo vivamente (se tiverem essa oportunidade, claro).

Eis um pequeno resumo do meu 2020. Um ano com imensos desafios, obstáculos, mas que, felizmente, consegui ultrapassar os mesmos. Que 2021 seja um ano diferente, de regresso, de retorno de tudo aquilo que perdemos durante este ano (dentro dos possíveis). Que estejamos aqui todos daqui a um ano a relembrar e fazer novo balanço. Eu, pelo menos, ia gostar.

E por aí? Que balanço fazem do vosso 2020?

12 comentários:

  1. Para mim, a melhor palavra para descrever 2020 é "desafiante". Emocionalmente foi um ano complicado para mim, foi o ano em que senti a minha saúde mental ser mais abalada. O passar tanto tempo em casa, estar sempre no mesmo espaço, perder as minhas rotinas abalou-me bastante. Mas pronto... Isso já passou e agora estamos aqui à espera que 2021 traga boas surpresas!

    Beijinhos e boas entradas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que por aqui também foi um ano emocionalmente desgastante, daí eu dizer que consegui perceber que a minha resiliência ainda se mantém aqui! Espero que 2021 seja um ano bom para ti e para os teus!

      Eliminar
  2. Segui-te por aqui e pelo IG ao longo do ano e foi muito interessante ver todas as facetas.
    Que a tua energia continue, as ideias também, e um 2021 cheio de tudo de bom que ficou por acontecer.
    Beijinho,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por estares desse lado e por me acompanhares em todas as minhas facetas eheh
      Espero que 2021 também seja um ano sorridente para ti!

      Eliminar
  3. Apesar de tudo foi um ano muito positivo com muitas boas mudanças e também valorizações pessoais! Venha 21 e que seja melhor e sem vírus 💪🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa última parte é aquilo que todos nós queremos: que o vírus fique mais calmo e que a nossa vida volte ao normal - dentro do possível.

      Eliminar
  4. Para nós 2020 foi o ano de mudança, mudança de emprego para um, mudança de funções para outro, mudança de hábitos para os dois... Emocionalmente foi um ano complicado para ambos. Mas agora 2021 esperamos que nos traga coisas boas.
    Feliz 2021!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que emocionalmente houve danos para muitas pessoas. Esperemos que o novo Ano seja mais amigo e nos consiga estabilizar nesse nível.

      Eliminar
  5. O que tenho a dizer de 2020 é que foi um ano muito mas muito desafiante :)

    Beijinhos :*
    omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Foi um ano muito desafiante! Estar grávida em pleno confinamento não foi fácil e cheguei a ter consultas de obstetrícia por telefone :). Mas, felizmente, correu tudo bem e já cá está a princesa. O saldo foi muitíssimo positivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que não tenha sido "tarefa fácil", mas ainda bem que correu tudo pelo melhor. Fico contente :)
      Beijinhos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.