Niacinamida: 6 Razões Para Usares Na Tua Pele!

Voltamos a falar de ingredientes: hoje é a vez da Niacinamida.

Niacinamida: 6 Razões Para Usares Na Tua Pele!

Certamente, já viram e ouviram falar deste ingrediente. Acho que 2020 foi o ano em que mais se falou dele e dos seus benefícios para a pele. Hoje, vou dar-vos algumas razões para introduzirem este ativo na vossa rotina de cuidados de pele.

Vamos lá?


De salientar que a Niacinamida é um ativo versátil, que pode ser utilizado por qualquer tipo de pele, mesmo as mais sensíveis. No entanto, caso a vossa pele tenha algum problema associado, há que consultar um médico dermatologista e confirmar com ele se podem usar este ativo ou não.

O que é a Niacinamida?

É uma vitamina solúvel em água, também conhecida por vitamina B3. Esta aumenta a síntese de ceramidas naturais da pele e encontra-se presente em vários produtos cosméticos, nomeadamente produtos anti-ageing, tónicos, entre outros. Para além disso, não se degrada com a exposição à luz solar ou ao calor, e ainda NÃO sensibiliza a nossa pele.

6 Razões para usar Niacinamida:

Hidrata:

Este ativo estimula a síntese de ceramidas e ácidos gordos, mas também da queratina e da filagrina, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele. Assim, fortalecem a barreira cutânea, evitando o ressecar da pele e a vermelhidão, por exemplo. Para além disso, melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.

Regula a produção de sebo:

Para quem tem pele oleosa com tendência acneica, a Niacinamida pode ser um excelente aliado. Tem ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.

Reduz a pigmentação:

As manchas podem surgir na pele por vários fatores. A Niacinamida ajuda a prevenir e atenuar as manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe. Existem estudos que apontam para uma eficácia semelhante à da hidroquinona no tratamento do melasma.

NOTA: a hidroquinona é um ingrediente que, em elevadas concentrações, é sujeito a receita médica.

Retarda o envelhecimento:

Há melhoria comprovada na aparência de rugas e linhas finas, de acordo com alguns estudos. Para além disso, ajuda no aumento da produção de colagénio e elastina, resultando numa pele mais viçosa e mais firme.

Combate os radicais livres:

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Aesthetic Dermatology, a Niacinamida combate os radicais livres, ajudando a prevenir os danos causados pela radiação UV e o stress oxidativo, aumentando a capacidade antioxidante da pele.

Auxilia na diminuição da sensibilidade:

Pode ajudar a reduzir a perda de água pela pele, resultando numa barreira "mais grossa" e forte. Pessoas com rosácea poderão ver vantagens em introduzir Niacinamida na sua rotina.

Existe alguma contraindicação na utilização de Niacinamida?

Já referi aqui algumas vezes no blogue que os produtos cosméticos são regulamentados - Regulamento (CE) nº 1223./2009, de 30 de Novembro, relativo aos produtos cosméticos. Como tal, os ingredientes são seguros e não apresentam problemas dentro de determinadas concentrações. No caso da Niacinamida, não há estudos que comprovem a existência de efeitos indesejáveis graves.

Em que produtos podemos encontrar este ativo?

Seguidamente, vou deixar o nome (e imagens) de alguns produtos onde podem encontrar Niacinamida na sua composição.

Niacinamida: 6 Razões Para Usares Na Tua Pele!
(da esquerda para a direita) The Ordinary Niacinamide 10% + Zinc 1%, Face Theory Porebright N10 SérumMartiDerm Acniover Sérum, SVR Sebiaclear Sérum Anti-Imperfeições, SVR Ampoule [B3] Hydra

Niacinamida: 6 Razões Para Usares Na Tua Pele!
(da esquerda para a direita) Vichy Normaderm Cuidado SOSCeraVe Gel de Limpeza Peles Normais a OleosasCeraVe Loção Facial HidratanteLa Roche Posay Effaclar Duo (+), La Roche Posay Effaclar Sérum Anti-imperfeições, La Roche Posay Retinol B3 SérumLa Roche Posay Hyalu B5 Sérum

Espero que, com este texto, tenham ficados mais esclarecidos quanto à utilização da Niacinamida na nossa pele e se vale a pena o "investimento". Pelo que podem ver nos benefícios que falo aqui, acho que a vossa pele vai agradecer.

Por aí? Já usam algum produto com Niacinamida na sua fórmula?

10 comentários:

  1. Hello :)
    Confesso que não conhecia nem sabia nada sobre Niacinamida. Nestas coisas confio exclusivamente em ti e nos teus conhecimentos
    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pela confiança, O ingrediente já é conhecido há algum tempo - quem nunca ouviu falar da vitamina B3 - mas este ano acho que foi quando recebeu maior destaque.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Confesso que não conhecia este ativo nem os seus inúmeros benefícios, mas, como tem acontecido sempre que leio um post teu, saio daqui muito mais informada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por ensinar alguma coisa a alguém com os meus textos - é sinal que a missão está a ser cumprida ;)

      Eliminar
  3. Já experimentei o SVR Sebiaclear Sérum Anti-Imperfeições e gostei bastante, não fosse eu fã de sérums. Fiquei a perceber muito melhor a função da niacinamida. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse sérum é um dos que eu quero experimentar, mas vou esperar pelo tempo mais quente, pois tenho receio que "seque" demasiado a minha pele.

      Eliminar
  4. Conheço-a pelo nome mais "comum" e fui reparar nos meus produtos de skincare e lá está ele, nos que escolhi para a rotina de noite!
    Mas assumo que não sabia que era tão versátil!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ingrediente já é conhecido e utilizado há algum tempo, mas, este ano, se calhar por fruto do marketing, houve um boom de informação sobre a Niacinamida ;) Qual o produto que usas?

      Eliminar
  5. Não sabíamos nada sobre Niacinamida. Mas como sempre com este post ficámos a perceber a sua função. Obrigado por partilhares estes conhecimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pelo comentário e pelo feedback. Fico contente que tenham aprendido: é sinal que o meu trabalho aqui está a ser bem feito!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.