Açúcar E Pele: Haverá Alguma Relação?

Recentemente, questionei-vos se achavam que existia alguma relação entre o consumo de açúcar e a pele.

Açúcar E Pele: Haverá Alguma Relação?

A maior parte de vocês referiu que sim, que o consumo do açúcar influenciava o estado da nossa pele, referindo a maior propensão à formação de borbulhas e aparecimento de imperfeições e ainda o aceleramento do envelhecimento da nossa pele.

Conforme referi na publicação do Instagram em questão, brevemente, iria dar uma breve explicação para o que acontece, na realidade.

Hoje é o dia!


Parecendo que não, existem diversas situações onde vemos o açúcar presente, seja na ingestão de doces - o "famoso" pastel de nata com o café - festas de aniversário ou até mesmo as pipocas que levamos para dentro da sala do cinema (não imaginam a quantidade de açúcar e calorias que um "simples" balde de pipocas consegue ter).

Afinal, qual ou quais os malefícios do açúcar (refinado) para a nossa pele?

Os níveis de colagénio podem enfraquecer significativamente. Se consumirmos muito açúcar refinado, a pele poderá perder o suporte e a sua elasticidade, favorecendo o aparecimento de rugas, ou seja, a redução da firmeza está na origem de rugas mais profundas, especialmente nas áreas mais finas do rosto. Quando combinada com outras formas de stresse na pele - como desidratação ou danos de radicais livres - os efeitos são surpreendentes. Pela negativa!

Devemos deixar de consumir açúcar?

Sim e não. Se estivermos a falar do açúcar refinado, este não tem qualquer benefício nutricional e pode prejudicar a nossa saúde. Se falarmos de açúcar "de origem natural", como a glicose ou frutose, estes funcionam como fontes de energia.

Como combater os efeitos do açúcar na nossa pele?

Em termos de produtos cosméticos, podemos introduzir antioxidantes. Estes são os ativos-chave para uma pele saudável, uma vez que atuam como "antiglicantes", protegendo, assim, o nosso organismo e preservando a sustentação e resistência da nossa pele.

A título de curiosidade...

Existem já estudos desenvolvidos por especialistas no sentido de relacionar o estado e envelhecimento da pele de pessoas diabéticas e comparação com pessoas não diabéticas e vemos que, no primeiro grupo, a pele tende a envelhecer mais rapidamente.

Concluindo:

Substituir o açúcar refinado sempre que possível, não adicionar açúcar ao café, nem chá, nem leite, nem a outras coisas. Claro está que se for uma vez "de longe em longe" não é por aí, nem é o "fim do Mundo". Há que existir moderação, como em tudo na vida.

Já tinham esta ideia sobre o açúcar?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.