Séries | Como Foi A 7ª Temporada De OITNB?

Mais uma das séries que ando a ver, tal como já falei aqui no blogue.

Séries

Hoje venho falar-vos da mais recente temporada de Orange Is The New Black.


Para quem não se recorda do que esta série retrata, convido-vos a ler o seguinte texto que já se encontra publicado aqui no blogue há algum tempo. Como vou falar da sétima (e última?) temporada, posso avisar-vos que este texto está cheio de spoilers, pelo que, se ainda não viste esta temporada, recomendo que saias desta página e que a venhas ler mais tarde.

Prisão de Segurança Máxima

Aqui não temos muita coisa nova. Daddy teve uma overdose, o que deixou Diaz responsável pelo negócio de tráfico de droga dentro da cadeia. Será que teve alguma coisa a ver com a morte da sua namorada? Para além disso, há uma surpresa: Aleida Diaz, sua mãe, foi novamente presa. Assim, temos duas rivais que vão fazer de tudo para vencer a outra. De resto, nada de especial.

Séries

Nova Direcção da Prisão

Logo nos primeiros episódios, assistimos a eleição de uma nova Direcção da Cadeia, por imposição de Linda. Esta nova Directora - Tamika - tem de cumprir tudo aquilo que Linda pretende: uma nova reforma para a Prisão de Segurança Máxima, bem como redução de custos, a todo o custo. A Unidade de Isolamento é destruída para ser transformada em novas celas para incluir maior número de reclusas e, assim, mais dinheiro para os bolsos de Linda.

Programas de Educação na Cadeia

Uma das missões de Tamika, a fim de dar algum propósito de vida a algumas reclusas - e diminuir a taxa de criminalidade - é instituir programas de educação. Existem várias áreas que as reclusas podem estudar e aprender novas coisas. Joe Caputo "entra em cena" como professor de uma das disciplinas - Justiça Restaurativa - e vão existir alguns problemas para o lado dele.

Joe Caputo e Figueroa querem ser pais

É verdade. Quem diria que a frígida Fig quereria ser Mãe? Pois bem, Joe enfrenta um processo de assédio sexual por parte de uma antiga guarda da Prisão de Litchfield (antes do motim e posterior destruição/incêndio) - o que faz abandonar o cargo de Professor na Prisão de Segurança Máxima (por ordem de Tamika) - e quer iniciar uma família com Fig.

Introdução do SEF na série

O problema de muitas séries é não inovar e OITNB fez bem em inovar nesta temporada com a introdução de um novo estabelecimento prisional - o SEF - onde milhares de emigrantes ilegais aguardam as suas audiências para ser decidido a sua deportação ou não. Aqui vemos novamente Flores e algumas personagens novas. Acho que a série ganhou alguns pontos positivos aqui.

Séries

O SEF é dirigido, nada mais, nada menos, por - exactamente - Figueroa - que vê nas mãos um novo desafio. Fig enfrenta a dura realidade que é a retirada dos filhos aos pais, filhos que ficam no país sem os seus pais e - num dos episódios que me incomodou (por ser a realidade) - a deportação de crianças que nem um advogado sabem o que é, nem como um os pode ajudar.

Piper em Liberdade e Alex ainda na Prisão

O casal desta série encontra-se separado. Piper vive "presa" (reparem no trocadilho xD) à sua vida enquanto reclusa e não consegue "desligar-se" da mesma. Ao longo da temporada, conhecemos Zelda, uma amiga da cunhada de Piper que a ajuda a enfrentar os seus "demónios" e a seguir em frente. No entanto, há uma pequeno "senão": Zelda está apaixonada por Piper.

Séries

Por seu turno, Alex entra novamente no tráfico: desta vez de powerbanks, na Prisão e apaixona-se por uma guarda (quem será?). Ao mesmo tempo, questiona o seu futuro com Piper. Será que vamos ver um divórcio entre Piper e Alex?

Outros desenvolvimentos:

- Taystee contesta a sua ordem de prisão perpétua. Será que vai conseguir reduzir a pena ou sair em liberdade?
- Nicky encontra um novo amor no SEF
- Antigas personagens entram, nomeadamente Sophie
- É diagnosticada demência a Red
- Lorna vai apresentando psicoses, depois de saber que o seu filho morreu com pneumonia.

E vocês? Que séries andam a ver, de momento?

2 comentários:

  1. Continuo sem me aventurar nesta série, mas tenho mesmo que tratar do assunto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "sorte" é que podes conseguir vê-la completa porque acho que a série termina nesta temporada. Não está prevista renovação.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.