Sol | Sabes Quais Os Cuidados A Ter? Descobre!

Os dias de sol parece que vieram para ficar, mas é preciso ter alguns cuidados.

Sol

Hoje irei dar-vos algumas dicas e conselhos sobre uma exposição solar responsável, a fim de não surgirem problemas que nos poderão complicar a vida futuramente.

Acompanham-me neste texto?


Grande parte das pessoas espera ansiosamente por esta altura do ano para ter a oportunidade de se estender numa toalha de praia e apanhar "banhos de sol" ou, no calão, "fazer a fotossíntese", e ficar de "papo para o ar", sem qualquer tipo de preocupações.

Mentira! Há que ter alguns cuidados com o Sol. O mesmo torna-se mais perigoso de ano para ano e convém prevenir para evitar possíveis complicações, nomeadamente carcinoma espinocelular e basocelular ou, em casos mais graves, melanoma.

Para além disso, uma exposição solar desmesurada e sem qualquer tipo de cuidados potencia o aparecimento de manchas cutâneas - o chamado lentigo solar - e acelera o envelhecimento da nossa pele - fotoenvelhecimento - fazendo com que a mesma envelheça mais precocemente.

Quem quer ter 30 anos e ter a aparência de 50? Acho que ninguém. Então, que tal começarmos a ser mais responsáveis?


Antes de mais, a exposição solar deverá ser evitada durante as horas de maior calor. De acordo com o relógio solar, as horas perigosas são das 12h às 16h, sendo que das 11h às 12h e das 16h às 17h apresenta um risco mais baixo. Idealmente, podemos concluir que a exposição solar "ideal" é até às 11 horas e depois das 17 horas.

Sol

No entanto, nem toda a gente cumpre este relógio e aquilo que mais tenho visto ultimamente durante as minhas férias e caminhadas durante a hora de almoço (trabalho numa Farmácia perto da praia) é pessoas a chegar à praia nas horas maior calor. Pior ainda quando vejo bebés e crianças pequenas a chegarem também.

Existem outros grupos de risco?

Contudo, não é só durante uma ida à praia que nos encontramos expostos ao sol e aos perigos da sua radiação. Se praticarmos um desporto ao ar livre, devemos ter os mesmos cuidados. Se trabalharmos perto de uma janela com o Sol "sempre a bater" na janela, devemos ter cuidados.

É incrível, e estão disponíveis estudos onde são comparadas ambas as faces de pessoas que trabalham diariamente perto de uma janela, e a face mais exposta encontra-se visivelmente mais envelhecida e danificada pelo Sol que a face que está protegida.

Sol

Também os motoristas enfrentam este problema. E não é só na cara. O braço esquerdo também apresenta um envelhecimento mais rápido que o direito, fruto de, aqui em Portugal, se conduzir do lado direito da estrada, logo o condutor está do lado esquerdo, o chamado "síndrome do condutor".

Proponho-vos um exercício tendo em conta o parágrafo anterior: para quem conduz diariamente, olhem para os vossos dois braços e digam-me se notam diferenças entre os dois. Muito provavelmente irão reparar que o braço esquerdo apresenta mais sinais que o direito e que apresenta uma tonalidade mais escura (mais bronzeado).

Para finalizar este tema de "grupos de risco", as pessoas que trabalham em zonas rurais, devido à contínua exposição ao sol, também vão apresentar um fotoenvelhecimento mais precoce comparativamente a pessoas que trabalham na cidade. Também para estes casos existem estudos comparativos com gémeos e as diferenças são notórias.

Mas, afinal, que cuidados devemos ter?


Usar chapéu e óculos de sol

Chapéu para evitar queimaduras solares e eritema no couro cabeludo (e, posteriormente, queda acentuada do cabelo) e óculos de sol para proteger os olhos que, contrariamente ao que muita gente possa pensar, também correm o risco de adquirirem sinais. Sabiam desta?

Sol

Pessoas de olhos claros e crianças: é imperativo que utilizem óculos de sol e chapéu, pois são pessoas de fotótipo mais claro (de acordo com a Classificação de Fitzpatrick) e, como tal, estão mais propensas a sofrerem os danos do sol mais rapidamente. Crianças, como têm a pele demasiado desprotegida "naturalmente", há que ter cuidados redobrados.

Neve e tempo encoberto

Poder-se-ia pensar que não seria necessário utilizar protector solar nestas situações porque não estamos expostos ao sol propriamente dito, mas não! Devido à reflexão dos raios ultravioleta (cerca de 85%) também se corre o risco de sofrermos eritema solar e queimadura. Muito cuidado com uma ida à neve.

Sol

De igual forma, num dia encoberto e onde o Sol esteja "tímido", devemos utilizar protector solar. Porquê? Porque embora os raios ultravioleta UVB não cheguem até nós, os UVA chegam e promovem o envelhecimento cutâneo e alterações no nosso ADN, podendo levar ao surgimento de carcinoma ou mesmo melanoma.

Numa outra publicação, se assim o pretenderem, poderei deixar-vos uma explicação mais detalhada sobre a diferença entre as radiações ultravioleta, bem como os seus efeitos e função dos protectores solares e tipo de filtros que existem. Deixem nos comentários a vossa opinião sobre este assunto.

Ingerir água

É importante mantermo-nos hidratados durante uma ida à praia. Com o sol, perdemos água e electrólitos através da transpiração e é necessário repor os mesmos. Assim, uma correcta ingestão de água, frutas e vegetais é importante para a protecção da pele e equilíbrio orgânico.

Sol

E os lábios?

Também os lábios podem sofrer eritema solar e é algo que não é muito agradável e existem no mercado (há já bastante tempo) sticks labiais com diferentes índices de protecção solar, por isso já não há desculpa. Para além disso, depois da exposição solar, há que os hidratar bem, de forma a serem reparados e regenerados da melhor forma. Quem é que quer uns lábios com "peles penduradas"? Eu não!

Estas foram apenas algumas dicas e conselhos da minha parte relativamente a uma exposição solar protegida e responsável. Muito mais há para dizer, e a seu tempo vou fazê-lo.

Aliás, estou a preparar alguns textos sobre protectores solares e as suas diferenças a fim de vos dar alguma ajuda na hora de escolher o vosso protector solar, mas se tiverem alguma dúvida ou sugestão de tema que gostassem de ver abordados, sintam-se à vontade para deixar nos comentários ou enviar um email ou mensagem no instagram. Este cantinho não é só meu, é nosso.

Quem aí tem cuidados com o sol? Já começaram as vossas idas à praia?

2 comentários:

  1. O sol é um pequeno tesouro, mas quando não temos os cuidados certos arriscamo-nos sem necessidade! Sempre pertinente nas partilhas que nos fazes chegar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sol é o nosso maior inimigo. É agradável estarmos expostos ao Sol e assim, mas há que ser responsável e ter muito cuidado com ele. Obrigado pelas palavras e pelo comentário ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.