Queratose Pilar: Como Minimizar Esta Condição?

O texto de hoje é mais "técnico": vamos falar de Queratose Pilar.

Queratose Pilar: Como Minimizar Esta Condição?

Se calhar é algo que vocês já ouviram (ou viram, muito provavelmente), mas que nunca a identificaram como tal. Depois de vos questionar que temas gostariam de ver abordados aqui no blogue, a Queratose Pilar foi um deles. Então, de uma forma mais ou menos simples - espero eu - vou tentar explicar-vos o que é.

Vamos lá?


O que é?

É uma condição comum de pele que provoca pequenas manchas ásperas, parecidas com as de acne, geralmente na região dos braços, coxas, nádegas e bochechas. Normalmente são brancas, mas também podem apresentar uma cor avermelhada. Vantagem? Não costumam dar comichão nem provocar dor - haja alguma coisa boa, não é verdade?

No entanto, a Queratose Pilar é difícil de tratar. Afecta cerca de 40% da população mundial, não sendo uma condição grave e, muitas vezes, desaparecendo por si só depois de algum tempo.

Causas: existem?

Sim, Podem ocorrer a partir da acumulação de queratina que, caso não saibam, é uma proteína fibrosa que ajuda no processo de formação da estrutura do corpo e na defesa da pele contra substâncias nocivas ou infecções. A queratina ajuda também a bloquear a abertura do folículo piloso, por isso, também é útil para a preservação da haste capilar.

No entanto, não há uma explicação conclusiva quanto à razão deste acumular de queratina na pele na queratose pilar. Sabe-se que pode ocorrer em associação com doenças genéticas ou de outras condições cutâneas, como dermatite atópica, por exemplo.

Quais os factores de risco?

Parece existir uma predisposição genética e pode-se desenvolver em pessoas de todos os tipos de pele. Contudo, pessoas com pele seca correm apresentam um maior "risco" (para além daquelas que já apresentam alguma condição de pele, tal como referi acima).

Mais ainda, é mais comum em crianças pequenas e tende a ter uma maior incidência durante o inverno, quando a pele das pessoas fica, por norma, mais seca.

Principais sintomas

- Presença de pequenas manchas brancas ou avermelhadas na pele (braços, pernas, nádegas e bochechas);
- Pele ressequida, com aspecto áspero.

Existe algum tratamento?

Em geral, o tratamento da queratose pilar não é necessário e quase sempre é insatisfatório. No entanto, as pessoas "portadoras" desta condição (o termo é "o horror", mas acho que vocês percebem #risos) podem utilizar produtos que melhoram a aparência. São eles:

- Vaselina hidrofílica e água (em partes iguais);
- Vaselina salicilada (com ácido salicílico) a 3%: podem diminuir o relevo das lesões;
- Loções com ácido láctico (lactato de amónio);
- Gel de ácido salicílico a 6%;
- Cremes com ureia.

NOTA: se optarem por produtos com ácidos na sua composição, estes devem ser evitados em crianças, por causarem sensação de queimadura e ardor.

Seguidamente, apresento-vos dois produtos que, a meu ver, podem ajudar para quem tem queratose pilar. De ressalvar que não estou a ser apoiado nem patrocinado de alguma forma para falar destes produtos. Apenas são recomendações e conselhos que vos estou a dar, com base na sua formulação e com base no feedback que recebo.

Queratose Pilar: Como Minimizar Esta Condição?

CeraVe SA Gel de Limpeza Antirrugosidades

É um produto de limpeza indicado para pele seca, áspera e irregular. Limpa suavemente enquanto esfolia, sem alterar a barreira cutânea protectora da pele.

Possui ácido salicílico (daí a designação SA no nome - salicylic acid), que esfolia suavemente, eliminando as células mortas da pele; três ceramidas essenciais, que ajudam a manter a barreira cutânea equilibrada; e niacinamida (bastante popular hoje em dia), que vai ajudar a suavizar a pele.

CeraVe SA Creme Antirrugosidades com 10% de Ureia

Também indicado para pele seca, áspera e irregular, vai complementar o passo de limpeza indicado acima.

Na sua composição encontramos 10% de ureia, que vai reter a hidratação e suavizar a pele; ácido salicílico (mais uma vez) e LHA (lipo-hidroxiácido), que esfoliam suavemente, ajudando a eliminar as células mortas da pele; tecnologia MVE, que liberta os ingredientes activos, camada após camada, para ajudar a manter a pele suave e hidratada durante o dia; três ceramidas essenciais, que mantêm a barreira cutânea equilibrada; ácido hialurónico, para reter a hidratação; e ainda niacinamida, para suavizar a pele.

NOTA: o LHA (lipo-hidroxiácido) é uma substância que se dissolve em gorduras e óleos, sendo mais compatível com a pele. Possui acção queratolítica, sem provocar irritação que, muitas vezes, acontece com o ácido salicílico. Neste caso, como temos LHA, a concentração de ácido salicílico pode ser ligeiramente menor para exercer o seu efeito esfoliante.

Por isso, já sabem. Se tiverem ou conhecerem alguém que tenha queratose pilar, podem mostrar este texto e as recomendações que deixo aqui. Seguramente, vão sentir melhorias.

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.