Petrolatos Nos Produtos Cosméticos: Os “Bichos-Papões“?

À semelhança dos parabenos, os petrolatos podem gerar alguma polémica e hoje falamos disso.

Petrolatos Nos Produtos Cosméticos: Os “Bichos-Papões“?
O problema neste tipo de situações, e na minha opinião, é mesmo o facto de algumas pessoas serem fundamentalistas relativamente a alguns assuntos: então no que diz respeito a produtos cosméticos, as coisas não são diferentes.

Quantos de vocês nunca ouviram falar que os óleos minerais, petrolatos, derivados do petróleo (e afins) prejudicam gravemente a nossa pele e que podem levar a problemas bem sérios?


Neste texto, e tal como aconteceu no texto sobre os parabenos, irei dar uma breve explicação do que são os petrolatos, da sua função e se existe, ou não, algum perigo para a nossa saúde enquanto consumidores de produtos cosméticos.

Vamos lá?


Então, o que são os petrolatos?

Não são mais do que substâncias obtidas a partir de uma série de reações de purificação do petróleo bruto que podemos encontrar nos produtos cosméticos. No entanto, o que (mais) encontramos nestes, avaliando a lista de ingredientes, são:

Petrolatum ou Petroleum Jelly (vaselina)
Paraffin (parafina sólida ou cera mineral)
Paraffinum Liquidum ou Mineral Oil (parafina líquida ou óleo mineral)
Microcrystalline Wax (cera microcristalina)

Qual a razão para serem utilizados em produtos cosméticos?

A principal razão é pelo seu "poder" hidratante, mas há outros motivos menos conhecidos. Por exemplo, o óleo mineral possui vantagens em relação aos óleos vegetais, sendo estes os preferidos por parte dos fabricantes.

Petrolatos Nos Produtos Cosméticos: Os “Bichos-Papões“?

Porquê?

Para além do seu baixo custo, o óleo mineral não oxida tão facilmente quanto os óleos vegetais e possui moléculas demasiado grandes para conseguirem penetrar na pele. Desta forma, é menos provável causar alergias ou algum tipo de sensibilização no consumidor final.

NOTA: se vocês repararem nos produtos cosméticos comercializados em mass-market, ou seja, no ramo supermercados, irão reparar que estes possuem petrolatos na sua composição. Uma das razões pelas quais apresentam um valor mais baixo, para além do tipo de embalagem ou tipo de dispensador de produto, entre outros.

Vimos que os petrolatos não penetram na pele: como é que elas podem ajudar na hidratação da pele?

Quando aplicados na pele formam um película protetora que impede que a água se perca para o meio exterior, ou seja, a hidratação permanece até que o produto seja removido do local.

Com a explicação anterior, conseguem perceber que os petrolatos têm um alto poder comedogénico, pelo que as peles mais oleosas não devem utilizar (ou, pelo menos, não é recomendado) produtos com petrolatos, pois estes irão obstruir os poros e potenciar a formação de comedões abertos e fechados.

Petrolatos Nos Produtos Cosméticos: Os “Bichos-Papões“?

Por outro lado, existem produtos cosméticos sem derivados do petróleo que tratam as causas da pele seca:
- Falta de proteínas que mantêm a barreira cutânea intacta;
- Afinamento da pele;
- Deficiência de ceramidas e aquaporinas...

...sendo produtos com moléculas capazes de penetrar na pele para trabalhar as necessidades que a mesma apresenta.

Sendo assim, oh Ricardo, porque é que algumas pessoas não "gostam" dos petrolatos?

Para além da razão de não ser uma hidratação "direta" (porque não hidratam a pele, mas sim impedem que a mesma fique desidratada), há ainda a questão de algumas pessoas acharem "anti-natura" colocar derivados do petróleo na pele.

Segundo alguns estudos, os hidrocarbonetos aromáticos presentes nos petrolatos estão relacionados com o desenvolvimento de cancro. Contudo, estes mesmos estudos referem-se ao desenvolvimento da doença por parte de trabalhadores que estão diretamente expostos aos compostos não-refinados.

Nos produtos cosméticos, os petrolatos já passaram por um processo de refinamento, pelo que são completamente seguros e até mesmo regulamentados.

NOTA: na Europa, o Regulamento Europeu é o 1223/2009, de 30 de Novembro, relativo aos produtos cosméticos, tal como já referi aqui algumas vezes.

E quais as consequências para o meio ambiente?

Como se sabe, o petróleo é uma fonte não-renovável. Isto que dizer o quê? Que um dia se vai esgotar. Não podemos dizer o mesmo dos óleos vegetais, por exemplo. Estes últimos são fruto do cultivo de plantas que, se manipuladas e mantidas de maneira sustentável, estarão sempre disponíveis.

Petrolatos Nos Produtos Cosméticos: Os “Bichos-Papões“?

Para além disso, os petrolatos presentes em altas concentrações nos produtos cosméticos não se misturam com a água. Após a limpeza da pele, ao remover o produto com água, os petrolatos são capazes de chegar até aos rios.

Concluindo: serão "bichos-papões"?

Depende do ponto de vista! De um ponto de vista ambiental, são. Do ponto de vista cosmético e de pele, não o são, quando o objetivo é manter a hidratação na pele e manter a barreira cutânea minimamente íntegra. Acho que, sinceramente, é uma questão pessoal e de preferência.

Se vocês utilizam um produto que resulta na vossa pele e tem petrolatos na sua composição, é razão suficiente para vocês deixarem de o utilizar?


Nunca esquecer que há sempre ativos polémicos. Posso referir os microplásticos que se encontram presentes nos produtos esfoliantes, o plástico presente na maquilhagem, nomeadamente no tão famoso glitter. Apesar de ser em reduzidas quantidades, ele está lá e ao fim de algum tempo, também poderá ser prejudicial para o meio ambiente.

E tu Ricardo, usas produtos com petrolatos?

Tal como já referi anteriormente, já utilizei produtos cosméticos com petrolatos na sua composição. Se eu vejo que o produto não me provoca qualquer tipo de sensibilização ou reatividade cutânea, se vejo resultados na minha pele, para que é que vou deixar de os usar?

E vocês? Qual a vossa opinião sobre os petrolatos?

2 comentários:

  1. Hello :)
    Nestas coisas fico sempre confusa quando vejo a malta toda contra... Tu perguntas porquê e ninguém sabe responder... É a tal coisa da desinformação.
    Obrigada por mais um post de serviço público.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que são contra, porque alguns "vão por modas". No entanto, são capazes de ser consumidores de produtos cosméticos de supermercado que, por norma, têm elevado número de petrolatos, pois são matéria-prima barata.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.