Ácido Glicólico - Quais As Funções E Como Utilizar?

Continuamos nesta saga de vos falar de ingredientes em produtos cosméticos - desta vez, ácido glicólico.

Ácido Glicólico - Quais As Funções E Como Utilizar?

Depois de ter falado da Niacinamida e do Ácido Láctico, e de ter recebido bom feedback da vossa parte, achei, por bem, manter esta "rúbrica" mensal. Hoje venho falar de um ingrediente muito querido pelas pessoas, principalmente para quem já se preocupa com prevenção do envelhecimento cutâneo (e não só) - ácido glicólico.

Quem nunca ouviu falar dele?


O que é?

Já falei dele aqui no blogue quando falei da aplicação de ácidos na pele, mas não tão em detalhe. Assim, e em jeito de relembrar o mesmo, o ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido (AHA) que possui propriedades terapêuticas, pelo que se afigura ideal para responder a uma vasta gamas de necessidades da pele.

Ácido Glicólico - Quais As Funções E Como Utilizar?

Quais os seus benefícios?

- Corrige problemas da pele, favorecendo a renovação celular das suas camadas superiores através da esfoliação;
- Ajuda a combater a secura da pele, o eczema ou a psoríase, assim como as verrugas, a pele áspera e a vermelhidão na pele - atenção que, nestes casos, convém ser acompanhado por um médico dermatologista;
- Combate as alterações na pele relacionadas com o envelhecimento, como as rugas e os danos provocados pela exposição solar.
- E não só...

Se a vossa pele é propensa à acne e apresenta manchas ou cicatrizes, o ácido glicólico pode ativar o processo de cicatrização, renovando as células e eliminando os sinais dos danos causados.

Palavra-chave deste ingrediente: RENOVAR!


Estudos indicam que o uso de ácido glicólico na pele, seja em elevadas concentrações (através da esfoliação), ou em baixas concentrações (como parte de uma rotina de cuidados diários a longo prazo - suaviza as cicatrizes da acne.

Como aplicar o ácido glicólico na nossa pele?

Tal como já referi aqui no blogue, se vão utilizar ácidos pela primeira vez (isto soa tão estranho #Rindo) na vossa pele, é melhor começar com concentrações baixas e não todos os dias.

Seguidamente, irei dar algumas sugestões de como começar


Podem começar com a utilização apenas num dos momentos do dia - manhã ou noite - em que incluem um produto de limpeza para os poros que contenha ácido glicólico, por exemplo. Este produto limpará e irá esfoliar a vossa pele, combinando dois passos da rotina num único.

Além do produto de limpeza, podem recorrer a um tónico, creme ou então uma máscara esfoliante purificante até duas vezes por semana. Basta seguirem as indicações do produto mas, normalmente, ao fim de 20 minutos, há que remover a máscara. Aquando a sua aplicação, conseguem perceber que a máscara irá penetrar nos poros obstruídos, eliminando as células mortas da pele, o excesso de gordura, sujidades e possíveis resíduos da maquilhagem, deixando a pele limpa e suave.

E depois de algum tempo?

Quando vocês já estiverem experientes na utilização de ácido glicólico - e a vossa pele "aguentar" este ácido de pequeno peso molecular (logo, com maior capacidade de penetração na nossa pele e mais profundamente) - é altura de usarem maiores concentrações deste ingrediente, como as utilizadas nos peelings mais ou menos profundos.

NOTA: por questão regulamentar, a concentração máxima de ácido glicólico que um produto cosmético pode conter, é 15%. Acima disso, é conveniente utilizar apenas em consultório médico com o devido acompanhamento.

Mas, tal como já referi, estes procedimentos (com elevadas concentrações de ácido glicólico) deverão ser feitos por um médico dermatologista e com o seu devido acompanhamento, porque nem todas as pessoas são candidatas para este tipo de procedimentos.

E onde podemos encontrar produtos com ácido glicólico?

Independentemente das concentrações deste ingrediente nos produtos (mais uma vez, até 15%), apresento-vos algumas opções que poderão utilizar.

Ácido Glicólico - Quais As Funções E Como Utilizar?

(Lista de produtos) Caudalie Máscara PeelingYouth Lab Cleansing Radiance Mask, Sesderma Acglicolic SerumLa Roche Posay Effaclar Serum, Neutrogena Skin Detox EsfolianteVichy Liftactiv Specialist Glyco-C Night Peel Ampolas

NOTA: todos os produtos Youth Lab poderão ser comprados no site oficial da marca. Para usufruírem de 20% de desconto, basta, no passo final da encomenda, utilizar o código PINGUIM20.

É um ingrediente que, pontualmente, utilizo na minha rotina de cuidados de pele e a minha pele só tem a agradecer. Isto porque, passando a barreira dos trinta, uma pessoa tem que se preocupar mais com uma ruga ou outra que vão aparecendo #RindoAtéMaisNão.

Por aí? quem já utilizou ou utiliza ácido glicólico?

4 comentários:

  1. Eu estou indecisa entre apostar num ácido salicíco ou num glicólico para substituir o hialorónico que está a acabar na minha rotina de noite... ando a ler muito sobre isso.
    O teu post veio a calhar! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ALERTA: NUNCA retires o ácidos hialurónico da tua rotina, pois é esse que te vai hidratar a pele intensamente. Complementa com ácido salicílico ou glicólico, mas não retires o hialurónico, por favor ;)

      Eliminar
  2. Sinceramente, não conhecia este ácido nem sabia da sua ampla variedade de efeitos. Curiosamente, tenho pele atópica e fico várias vezes com "eczemas" (acho que se pode considerar) e há imensos anos que faço o mesmo tratamento com cremes e pomadas recomendadas pelo dermatologista, mas nunca li a composição, por isso não sei se tem este composto ou não.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito provavelmente não terá. É preciso ter cuidado com as peles atópicas, pois ácido glicólico, como penetra mais profundamente na pele, pode causar alguns problemas. Tens de ver isso com o teu dermatologista, mas seguramente ele não te irá recomendar usares glicólico.
      Beijinhos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.