Tranexâmico | Um Ácido Recente Ou Bem Documentado?

No seguimento das publicações desta semana, hoje falamos do Ácido Tranexâmico.

Tranexâmico | Um Ácido Recente Ou Bem Documentado?

Um ácido que, recentemente, tem sido muito falado nas redes sociais - parece que só agora é que foi descoberto - mas não. O ácido tranexâmico já é utilizado há bastantes anos; no entanto, nunca ninguém o decidiu divulgar - ou aos seus benefícios. Assim, o objetivo do texto de hoje é - à semelhança dos textos anteriores - explicar-vos o que é este ácido, os seus benefícios para a nossa pele e ainda indicação de alguns produtos onde o podem encontrar.

Vamos lá?


O que é e para que serve o ácido tranexâmico?

Em concentrações de 5% tem como função clarear as manchas escuras da pele, possuindo resultados mais satisfatórios no tratamento do melasma (quando comparado com hidroquinona a 2%), não apresentando os efeitos indesejáveis que esta última - hidroquinona - apresenta. 

Tranexâmico | Um Ácido Recente Ou Bem Documentado?

Quais os benefícios?

Atua de forma diferente que os outros ingredientes despigmentantes, uma vez que vai ter uma ação anti-inflamatória, combatendo as inflamações (passo a redundância) que causa as manchas, de maneira eficaz e segura.

Este ativo atua inibindo, também, a produção de melanina - pigmento que "dá a cor escura" à nossa pele. Benéfico para todos os tipos de pele - desde as normais às mais sensíveis. Mesmo para quem tenha rosácea, o ácido tranexâmico inibe as manchas causadas pelo sol, melasma e outros tipos de manchas, sem os efeitos adversos que a hidroquinona a 2% apresentar.

Eu ajudo: pessoas com rosácea e com manchas escuras na pele, têm aqui um possível aliado no vosso combate às manchas.

Como utilizar na pele?

Pode ser utilizado diariamente, de manhã ou à noite. No entanto, algo que é OBRIGATÓRIO utilizar é protetor solar. Perceberam bem? Protetor solar. Eu vou escrever novamente: utilizar protetor solar obrigatoriamente! Espero que a mensagem tenha chegado "loud and clear" #RindoAté2050

Falemos um pouco da sua utilização no melasma

Os resultados do ácido tranexâmico no tratamento do melasma têm sido eficazes e duradouros. Ele pode ser utilizado para clarear as manchas, tanto do Melasma Grau 2 - que é um melasma grave e responde bem ao tratamento - assim como no Melasma Grau 3 - em que as manchas são mais antigas e resistentes ao tratamento. 

Como em qualquer outro tipo de "tratamento" com produtos cosméticos - um produto cosmético propriamente dito não é um produto de tratamento, mas sim de cuidado da pele; caso contrário, seria um dispositivo médico ou um medicamento sujeito a receita médica - é preciso disciplina e fazer o plano de cuidados direitinho. Gerindo um pouco as expectativas, há que ser paciente e não esperar que os resultados apareçam "da noite para o dia", pois isso não vai acontecer. É importante que vocês percebam isto.

Em que produtos podemos encontrar?

Como costumo fazer neste tipo de textos, vou deixar alguns produtos onde podem encontrar o ácido tranexâmico.

Tranexâmico | Um Ácido Recente Ou Bem Documentado?

(da esquerda para a direita) MartiDerm Pigment Zero DSP Bright Ampolas, Skin Perfection Soothing Eye Contour, The Inkey List Tranexamic Acid Night Treatment, SkinCeuticals Discoloration Defense Serum

Espero que tenham gostado deste texto e estejam a gostar do tema dos textos do blogue. Nas últimas semanas tenho dividido as semanas por "temas" a ver se dinamizo aqui um pouco os textos (sem pressão, como é óbvio) e gostava de saber o vosso feedback.

Quem por aí já utilizou ou conhecia o ácido tranexâmico?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.