Janeiro | Como Correu Este Mês? Quais As Conquistas?

E eis que chegámos ao fim do mês de Janeiro.

Janeiro

Ok, hoje é dia 30, mas como não vou publicar amanhã - quinta-feira, dia 31 - o post sai hoje.


E do que é que vou falar, perguntam vocês? Do "rescaldo" deste primeiro mês de 2019. Para quem viu a primeira publicação do ano, leu que este ano ia reestruturar o conteúdo do blogue, a fim de o condensar em apenas 3 áreas - escritas por mim - mais uma área - Moda - escrita em conjunto com o Daniel Pinheiro. 

Confesso que pensei que me ia desmotivar a meio do mês, mas até que as coisas nem correram mal. Querem ver?


Publicações

Consegui manter um bom ritmo de publicação, ou seja, consegui manter as três publicações por semana - segundas, quartas e sextas - perfazendo um total (já com este texto) de 13 publicações no mês de Janeiro. Nada mau, para quem andou desmotivado nos últimos meses de 2018 e conseguiu este número em 3 ou 4 meses conjuntos.

Janeiro

Instagram

Confesso que me tenho dedicado mais ao meu Instagram pessoal do que ao do blogue. Neste tenho divulgado as publicações no blogue e feito algumas InstaStories (algumas delas divulguei alguns perfis que sigo e que acompanho), mas nada de especial.

Janeiro foi também o mês em que eu divulguei o vencedor do passatempo elaborado em parceria com a Vânia Coelho e, depois de anunciarmos o nome do vencedor, no meu caso, nas primeiras horas, perdi 50 seguidores! Melhor, a vencedora também já deixou de me seguir.

Janeiro

Sabem o que é que eu fiz a essas 50 pessoas?


Uma coisa chamada bloqueio. Assim, já não têm oportunidade de voltar a participar em passatempos meus. Peço desculpa por estar a ferir susceptibilidades, mas comigo é assim. Se há desconsideração pelo trabalho dos outros e pelo esforço que nós - criadores de conteúdo - fazemos para vos fazer chegar algum prémio, então não vai haver "paninhos quentes" para vocês. Levam um bloqueio daqueles que sabe sempre bem e o meu Instagram fica mais "liberto" para quem me quiser seguir verdadeiramente. Janeiro, normalmente, é mês de mudanças.

Em 3, 2, 1... Que comecem as mensagens de ódio.


Conteúdos

Consegui ser fiel àquilo que me comprometi, ou seja, apresentei-vos algumas reviews de produtos que andei a experimentar nos últimos tempos - alguns já recebidos há alguns meses, mas consegui colocar tudo em dia - desmistificar alguns conceitos na área de beleza e cosmética, porque, infelizmente, ainda se lê muita porcaria nos blogues que por aqui andam (alguns antigos, outros não tão antigos).

Janeiro

Para além disso, trouxe-vos algumas reviews de algumas séries que andei a ver (e outras já estão a ser visualizadas e, brevemente, teremos nova publicação com nova série) e textos mais do âmbito pessoal que, curiosa e previsivelmente, trouxeram um bom retorno em termos de interacção e de visualizações.

Janeiro

Aliás, este mês serviu, também, para tentar descobrir qual a "voz" que queria ter aqui neste mundo. E simplesmente decidi pelo óbvio - a minha "voz" vai ser uma que contraponha e explique (justificadamente, óbvio) toda e qualquer teoria parva e macaca que por aí anda.

Se vocês se lembram, ano passado escrevi um post sobre a polémica das águas micelares - essas patifes - esclareci mitos na área capilar: sim, há ainda quem ache que lavar o cabelo todos os dias apodrece a raiz do mesmo (sem comentários) e melhor, há quem acredite que utilizar aspirina na cara resolve os problemas de acne (pior ainda quando esta teoria é apoiada e promovida por uma blogger que é "uma das mais conceituadas na área da cosmética na blogosfera". #ARirAté2050

Se é isto que querem conceituar, oh meus amigos, ganhem juízo. Querem apoiar alguém que só diz "bacoradas" destas no blogue e que as promove? Mas eu não me posso alongar muito nesta ideia, pois eu sou promotor da "maldade gratuita".


Rubricas

Tal como já referi, Janeiro é mês de mudanças e novidades. Assim, lancei uma nova rubrica no blogue, onde convidei o Miguel para nos dizer qual o produto de beleza que não dispensa. E posso adiantar-vos que já falei com a segunda convidada (sim, é uma menina) e que, brevemente, irei partilhar convosco o testemunho dela. Se quiserem adivinhar quem será esta menina, estejam à vontade para me dizer nos comentários!

Janeiro

Quanto ao Men's Fashion Corner, em Janeiro falámos de tendências para 2019 e já estamos a trabalhar na próxima edição. Se tudo correr bem, na próxima semana irão ler esse texto, ficando, eu, a aguardar o vosso feedback.

Janeiro

E pronto, pessoal, foi assim o mês de Janeiro aqui no blogue. A média mensal de visualizações subiu cerca de 70% (o que é normal, tendo em conta que voltei ao activo), já voltei a comentar os blogues que acompanho mais assiduamente (desde que ache que o meu comentário vai acrescentar alguma coisa à publicação em questão) e agora é esperar pelo mês de Fevereiro. A ver o que ele me traz.

E vocês? Que tal o vosso Janeiro?

18 comentários:

  1. Acho que o facto das visualizações terem subido cerca de 70% já compensa as coisas menos boas :b
    O meu mês foi bom, consegui voltar ao blog, fazer as frequências todas com sucesso, dedicar mais tempo ao ginásio e adotar um cão!!
    Beijinhos,
    Lúcia Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dar lar a um cão é sempre um bom gesto ;) Sim, o número de visualizações aumentar já era expectável, porque ia estar mais activo e trabalhar mais o blogue nas redes sociais, mas fiquei contente por ter conseguido manter um bom ritmo de publicação. Isso foi o que mais me deixou orgulhoso!

      Eliminar
  2. janeiro foi um bom mes para ti! tenho acerteza que o resto do ano vai ser maravilhoso também!
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos que sim. A energia está cá. A ver se o panorama não me decepciona nem me desmotiva!

      Eliminar
  3. Conclusão, foi um mês cheio de publicações ahah. Também consegui publicar dia sim, dia não e sem publicações de encher chouriço. Fiquei muito orgulhosa ahah!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acima de tudo, queria (e ainda quero) que as minhas publicações tenham bom conteúdo e não seja algo só para encher chouriços, porque, para isso, é preferível não escrever.

      Eliminar
  4. O mês passou a voar!!! Nem acerdito que já chegou ao fim..
    Falando de ti, parabéns! Para quem não andava inspirado, andas certinho nas publicações (quem anda a falhar agora sou eu).
    Gostei muito dessa tua rubrica (especie de guest post), no mundo da blogsfera precisa-se mais de interação entre os bloggers (do que andar a falar mal ou a criticar o trabalho de uns dos outros).
    Anwyways, estou a gostar bastante das mudanças pelo blogue! Keep up the good work :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que passou a voar? Eu acho que foi um mês tão longo xD Obrigado pelas palavras. Eu acredito que ser blogger (sendo um pouco presunçosa esta afirmação) é mesmo isso: partilha e interacção. Pelo menos eu tento promover isso. Inveja e maldizer não levam a lado nenhum. E é uma coisa que só acontece em Portugal. Lá fora (US, for example) é tudo bem mais amigável. O pessoal ajuda e celebra as vitórias uns dos outros. Aqui não. Cultiva-se inveja... enfim

      Eliminar
  5. «e, depois de anunciarmos o nome do vencedor, no meu caso, nas primeiras horas, perdi 50 seguidores! Melhor, a vencedora também já deixou de me seguir», fico com vontade de trepar paredes ao ler isto, porque o desrespeito é total! A sério, não há qualquer consideração -.-
    Que belo balanço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que dá vontade de deixar de fazer qualquer tipo de passatempo ou interacção com os seguidores, pois uma parte (não toda, felizmente) só se preocupa com os prémios e só nos segue por interesse. Aliás, criam perfis especificamente para participar em passatempos. Mas sim, não há qualquer tipo de consideração, mas se toda a gente adoptar a estratégia que adoptei a partir deste ano, aos poucos, pode ser que eles aprendam.

      Eliminar
  6. Sem dúvida alguma, Ricardo :D

    Fico muuuuuito feliz por teres conseguido alcançar tudo isto, sem baixar os braços, neste primeiro e mais loooongo mês do ano. Mais feliz fico por ter feito parte dele :D
    Em relação aos passatempos: já me cansei disso, para te ser sincero --' as pessoas não têm consideração pelo nosso trabalho e pelo investimento que nos sai do bolso sempre que fazemos giveaways!!! -.-'
    Mas o baile segue, e é isso que importa!

    NEW TIPS POST | VALENTINE'S DAY: THE EASIEST GIFT SUGGESTIONS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras e pelo comentário Miguel ;) Sabes que eu também começo a ficar cansado de fazer passatempos. Tudo bem que o alcance aumenta e o número de seguidores também, mas depois é uma saga de unfollow que nem é bom pensar (nem passar por isso). Não que ande a acompanhar matematicamente o número de seguidores, mas em poucas horas eu vi o meu número baixar (quase que) drasticamente e tive curiosidade em saber o número - 50. Revela apenas desconsideração pelo nosso trabalho, tempo, e dinheiro, porque há muitas pessoas que organizam passatempos e os prémios saem do bolso dessas mesmas pessoas. Mas sim, bola para a frente que atrás bem gente.

      Eliminar
  7. Só conheci agora o teu blogue e gostei.
    Um bom balanço e quanto aos 50 des(seguidores) fizeste muito bem!
    Bom Fevereiro!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda ao meu cantinho. Espero que gostes e te divirtas! 2019 é ano de mudanças, então esta foi apenas uma das resoluções ;) beijinhos e bom Fevereiro

      Eliminar
  8. E que este ano seja ainda melhor do que este mês Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Confesso que fiquei parva agora mesmo ao ler o que escreveste sobre a vencedora ter deixado de te seguir... Como assim as pessoas são umas atrasadas mentais e nem disfarçar sabem? Enfim! Estou cansada de dar tanto por quem não dá nada. ENFIM! ENFIM! ENFIM!
    O meu janeiro foi, como tu sabes, um pouco complicado. Para fevereiro só quero que o meu computador fique arranjado, ou na pior das hipóteses, comprar um novo para poder voltar ao blog à séria, e conteúdo é o que não me falta, mas escrever num tablet não é propriamente a cena mais agradável do mundo...

    Beijinho e que venha de lá fevereiro e o nosso prometido almoço de leitão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa perde o interesse e a vontade em fazer passatempos porque há idiotas que se comportam desta forma. Janeiro não foi o melhor, mas tens Fevereiro que te vai trazer boas notícias. Há que acreditar! ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.