Pele | Haverá Forma De Fechar Os Poros? Como?

Vamos falar de mais um tema "polémico" no que concerne à nossa pele?

Pele

Pois bem, aquilo que vemos disseminado (erradamente, claro está) pela internet fora é promessas de produtos de cosmética que fecham os poros. O que se passa é que não é mais nada que simples promessas, pois estão longe de fecharem coisa alguma. 

Isto porquê? Simples, não há produtos que fecham os poros. Aliás, se os mesmos fecharem, não é, de todo, benéfico para a nossa pele.

Para contextualizar e introduzir um pouco este tema, vamos começar pelo básico. Toda a gente já ouviu falar de poros dilatados. Estes não são mais que aberturas que podem atingir os diferentes tipos de pele, em diversas idades (sim, existem pessoas nos seus 60's, por exemplo, que apresentam poros dilatados). Estranho? Aparentemente, sim.

Pele

Mas independentemente disso, os poros dilatados são algo que incomoda muitas pessoas, devido ao seu aspecto visual, principalmente as mulheres, pois poros dilatados podem "comprometer" o resultado de uma maquilhagem.

NOTA: eu não me maquilho, mas esta última explicação foi-me dada por uma mulher que se maquilha diariamente e reporta que, se os poros estiverem demasiado dilatados, a maquilhagem apresenta uns "furinhos", devido à presença dos poros.


Afinal, o que são os poros e porque é que eles dilatam?

Os poros são pequenas aberturas na pele por onde saem os pêlos e também a secreção das glândulas sudoríparas - que produzem suor - e das glândulas sebáceas - responsáveis pela produção de sebo e, consequentemente, oleosidade. 

Para terem uma noção, só no rosto, podemos encontrar aproximadamente 300 mil poros. Eles tendem a ser maiores nas áreas mais oleosas e com pêlos mais finos, nomeadamente na zona T (testa, nariz e queixo). Além disso, o envelhecimento, a flacidez e os excessos de oleosidade e suor incentivam a dilatação, por isso, é uma situação mais comum no Verão.

Vamos a uma explicação mais técnica?

A pele secreta sebo pelos poros, tal como já vimos. Assim, uma pele com grande actividade das glândulas sebáceas terá um fluxo maior de sebo, o que pode tornar os poros mais dilatados.

Pele

Por vezes, os excesso de sebo (mistura de vários lípidos e ácidos gordos) retido nos folículos pilo-sebáceos (folículo piloso onde encerra o bulbo capilar, em conjunto com uma glândula sebácea, que produz o sebo), principalmente pela acumulação de células mortas (queratinização) que são despejados todos os dias na pele, geram obstrução dos poros, como "tampões" de fibrose, formando pequenos cravos/pontos brancos, ou comedões fechados.

Por outro lado, quando este material retido é exposto ao ar, por efeito oxidativo, torna-se escuro, formando os cravos/pontos pretos ou comedões abertos - que dão uma aparência típica de um morango - por causa da cor negra de sebo, queratina e melanina.

Oh Ricardo, estás com explicações muito detalhadas. Como prevenir a formação dos malditos poros?


Um cuidado crucial para esta problemática é o uso de um bom protector solar todos os dias, que previne também manchas, rugas e cancro da pele. Para além disso, não devemos dispensar uma boa higiene da pele, com produtos seborreguladores; e a hidratação, que ajuda a manter os poros menos visíveis.

Pele

A esfoliação semanal, com alfa e beta-hidroxiácidos, também pode ser incluída na nossa rotina. Em último caso, e em situações de "final de linha", existem opções em consultório que podem minimizar a aparência dos poros dilatados.

Para além disso, quem se maquilha (independentemente se são homens ou mulheres) deve remover obrigatoriamente a maquilhagem antes de ir dormir. Isto é de suma importância.

No entanto, e agora focando no título da publicação de hoje, existem produtos que, na sua divulgação e promoção, utilizam a expressão "fechar os poros". Ora, tal como vocês já leram e perceberam, esta situação não é benéfica para a nossa pele, certo? Para além disso, lê-se em muitos sítios - blogues, revistas, entre outros que tais - que ao utilizar o produto X, os poros fecham. Errado.

Qual a forma mais correcta de apresentar os resultados?

Easy. Ao promover ou se alguém quiser falar do efeito de determinado produto nos seus poros, a forma mais correcta é "diminuir o tamanho/diâmetro dos poros" ou "contrair os poros" (apesar desta última não ser a mais aceitável, mas sempre é melhor do que dizer "fechar os poros").  Porque aquilo que uma pessoa promove ao dizer que "fecha os poros", apesar de, aparentemente uma pessoa entender a mensagem subliminar desta frase, convém ser o mais correcto e preciso possível.

Pele

Esta situação consegue ser mais "grave" quando são as próprias marcas que dizem que determinado produto fecha os poros da pele. Não podiam comportar-se pior ao dizer isto. Mas aqui seria "bater no ceguinho" e "chover no molhado". Deveria haver um maior cuidado antes de certas coisas virem a público, mas o que é que se pode fazer?

E por aí? Quem tem cuidado com os poros na pele do nosso rosto?

10 comentários:

  1. É incrível como podemos ser levados a acreditar em algo se não nos informarmos convenientemente!
    Muito obrigada pela partilha, fiquei muito mais esclarecida em relação a alguns aspetos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não precisas de agradecer. A minha função aqui é partilhar e trocar conhecimentos convosco eheh Beijinho

      Eliminar
  2. Tenho mesmo que tentar fazer uma esfoliação semanal, faz muita diferença! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço esfoliação duas vezes por semana com um produto adequado. Mesmo as peles sensíveis podem fazer, desde que seja uma esfoliação suave com um grão mesmo fino!

      Eliminar
  3. Obrigado, Ricardo :D

    És sempre super esclarecedor. De facto, o ponto fulcral passa mesmo pela higienização do rosto, pois só assim os tratamentos e afins, são capaz de resultar :D

    NEW CITY BREAKS POST | PORTINHO DA ARRÁBIDA @SETÚBAL!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma boa limpeza é meio caminho andado para uma pele bem cuidada. Isso inclui esfoliação e máscara. Why not?

      Eliminar
  4. Confesso que apesar de ter a noção que nenhum produto fecha aos poros, utilizava muito esse termo, talvez erradamente para quem lesse. Obrigada pela indicação, vou com certeza renovar os meus termos!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas pessoas utilizam erradamente esta expressão, mas eu "desculpo" e consigo entender. Agora quando são marcas, que têm pessoal especializado a trabalhar para eles, a comunicar que determinado produto "fecha" os poros, é só "assustador". Descredibiliza um pouco o produto e a marca, na minha opinião ;)

      Eliminar
  5. Bom, sabes a minha opinião em relação a este tema... Acho que muitas vezes as pessoas dizem barbaridades porque não se dão ao trabalho de ler um bocadinho... Mas prova disso foi a influencer que disse esta manhã para usar LACA em vez de fixador, certo? Pronto.
    Posto isto, tento reduzir os meus poros com o Porefessional, mas não uso todos os dias.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase sempre surge uma "bacorada" na internet e é disseminada como se fosse lei. Essa da laca parece-me a outra de as pestanas e as unhas estarem mais fortes porque usou um champô com café na composição. Mais, defender que o champô entranhou no cabelo e chegou Às unhas, por isso é que ficaram mais fortes. O meu comentário face a esta "teoria" da treta? Essas pessoas que se calem!

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.