Opinião | Onde Está A Liberdade De Expressão?

Hoje o texto é um bocado mais pessoal. Vamos falar do direito de dar nossa opinião!

Opinião

Sim, porque, ultimamente, o que mais temos visto é pessoas que não aceitam as opiniões contrárias às suas!


Vamos por partes:

Existe "uma coisa" chamada liberdade de expressão. O que quer isto dizer? Que cada pessoa tem o direito a expressar a sua opinião. Até aqui tudo bem. Mais ainda, ao expressar livremente a sua opinião, não deverá ofender os demais. Caso contrário, estaremos a invadir a liberdade de outrem.

Mais uma vez, até aqui tudo bem.


No entanto, há pessoas que não conseguem perceber isto. Senão vejamos alguns exemplos.

Moçambique vs. Notre Dame

Quem é que não viu esta "guerrilha" entre as pessoas que "apoiavam" os donativos para a reconstrução de Notre Dame e outras tantas a condenar, pois Moçambique não recebeu nenhum tipo de apoios?

Ter opiniões diferentes é "saudável". No entanto, há que respeitar a opinião dos demais. Podemos não concordar, podemos não aceitar, mas desde que a opinião contrária não nos ofenda, porque é que temos que criticar? Porque é que temos que ficar ofendidos por algo que é diferente do nosso ponto de vista?

Posso dar exemplos ocorridos aqui na blogosfera.

Expocosmética 2019

Escrevi este texto sobre a edição deste ano da Expocosmética. Um texto que. em menos de 24 horas, se tornou num dos textos mais lidos de SEMPRE do blogue. Para quem o leu sabe que apenas dei a minha opinião sincera e o mais transparente possível sobre a feira, referindo os pontos positivos e os menos positivos da mesma.

Não é esse o objectivo?


Por um lado, recebi imensas mensagens a darem-me os parabéns pelo texto e pela coragem em divulgar publicamente a minha opinião sobre a feira, enquanto muitas pessoas não o fazem. Por outro lado, também recebi algumas (poucas, felizmente) a mostrarem o seu desagrado e contraporem aquilo que disse.

Opinião

Alguns expuseram a sua opinião e soubemos debater a situação como duas pessoas crescidas, já outras nem por isso. Neste texto em concreto, não ofendi, não difamei nem insultei as pessoas: apenas descrevi o que vi. No entanto, como algumas pessoas não concordaram, limitaram.se a criticar sem qualquer tipo de justificação ou tentarem contrapor com argumentos inválidos o que escrevi no texto, mas este assunto já deu "pano para mangas", pelo que não me vou alongar mais.

Mais um exemplo da blogosfera.

A pasta de dentes branqueadora e o texto da Rita

No instagram, vemos uma pasta de dentes que promete branquear. Até aqui tudo bem, um negócio como outro qualquer. A Rita, após tanta publicidade, decidiu comprar a pasta e experimentar a mesma. Posteriormente, fez uma review, tal como faz frequentemente no blogue dela.

Opinião

O "problema" deste seu texto foi o "resultado" da opinião dela. Com a Rita, a pasta não resultou e a Rita expõe "por A mais B" o porquê de não ter funcionado com ela, a pesquisa que efectuou sobre a pasta, o estudo que fez das fotos do "antes" e do "depois" que vemos na internet, entre outras coisas, resultando numa opinião que não foi favorável relativamente à sua experiência com a dita pasta de dentes e foi aqui que o "caldo entornou".

Imensas mensagens chegaram à caixa do correio da Rita (e comentários ao post também) a manifestarem o seu desagrado e algumas a "atacarem" a Rita por estar a questionar a eficácia da pasta de dentes. E começaram a utilizar argumentos que, ao fim de algum tempo, entravam em contradição com o que eles prometiam ao promoverem a pasta. Ora vejamos:

"Resultados após a primeira utilização" - a pasta não surtiu efeito na Rita. Justificação: ela tinha que utilizar três tubos e escovas várias vezes ao dia. Então os resultados não são logo ao fim de uma utilização?

"Imagens sem edição" - a Rita referiu que existia edição de imagem. Justificação: não há nada edição, as pessoas tinham utilizado um creme ou uma máscara na fotografia do "depois". O creme ou a máscara eram despigmentantes, verdade?

Conclusão

Uma pessoa não pode ter uma opinião diferente da dos demais, caso contrário é a pior pessoa do mundo e quase que é insultada. Uma pessoa não pode ter opinião própria (sem ofender, claro está) que "cai logo o Carmo e a Trindade".

Onde está o nosso direito de dar livremente a nossa opinião? Não é suposto termos opiniões diferentes? Conseguem imaginar como seria o Mundo se todos nós tivéssemos a mesma opinião? Questão para reflectir.

Hoje em dia, uma pessoa se gostar do amarelo, é criticada.
Se gostar do azul, é criticada. Onde está o gosto pelo vermelho?
Se uma pessoa não gosta de determinado produto, é criticada.
Se uma pessoa apoia uma instituição, é criticada.
Se uma pessoa não apoia uma instituição, é apedrejada em praça pública.
Se uma pessoa tem opinião, é criticada.
Se não tem opinião, adivinhem?, é criticada na mesma.
Se uma pessoa é vegan, é criticada.
Se uma pessoa não é vegan, é criticada também.
Basicamente somos sempre uma merda aos olhos de alguém...

Epah, porra!! Mas vocês não têm mais nada de interessante para fazer na vossa vida a não ser criticar tudo e todos? Coloquem-se do lado de quem criticam. Gostavam que alguém vos "martelasse" a cabeça sempre que abrissem a boca para dar a vossa opinião? Não! Então arranjem algo de interessante para fazer, para ocupar o vosso tempo e deixem os outros ter a sua opinião, assim como vocês têm a vossa!

Já não há pachorra para tantos fundamentalistas e tantos "donos e senhores da razão". Existe liberdade para expressarmos a nossa opinião. Será que isso já não é valorizado hoje em dia? Claramente não!

Com tudo isto pergunto: onde está a liberdade de expressarmos a nossa opinião?

10 comentários:

  1. é o problema (ou vantagem?) de estar por trás de um computador. toda'gente tem uma opinião para dar. as vezes nem é uma opinião verdadeira, mas só para chatear, as pessoas dão essa opinião. e sentem-se ofendidas quando outros não concordam com essa opinião. E é muito mais fácil discutir e argumentar quando tens todo o tempo para pensar no comentário que vais escrever... quanto a cena das pasta de dentes... epá eu fui contactada uma vez por uma vendedora e eu acho que até perguntei a ti o que achavas da pasta porque tinha medo que fosse muito abrasiva para o esmalte. E opá a rapariga que me estava a vender a pasta clarametne nao sabia o que estava a vender. nao sabia do que estava a falar. mostrou-me fotos que eu ja tinha visto -- aquelas fotos que elas todas partilham nas redes sociais -- e não me convenceu. eu ja sei que quando algo parece demasiado bom para ser verdade é porque não é... e 15 euros por uma pasta de dentes que pode até danificar o meu esmalte? no thanks.

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aquilo que mais se vê são pessoas que se escondem por detrás de um monitor e que dizem tudo o que lhes apetece. No entanto, na frente não dizem nada. E àquelas pessoas que dizem as coisas na cara, chamam-lhes de arrogantes e mal-educadas.

      Eliminar
  2. Infelizmente, com o mundo virtual veio uma falsa sensação de "eu é que tenho razão" para a maioria das pessoas. E como tal, acham que podem dizer o que querem e lhes apetece porque elas é que estão certas. Enfim, o melhor mesmo é nem ligar porque se não aprenderam nada até agora, também não me parece que aprendam.

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, isso é verdade. As pessoas têm essa sensação de que podem, querem e mandam e dizem tudo aquilo que lhes apetece, o que não é bem verdade.

      Eliminar
  3. Excelente! Excelente post!
    ANOTHER DESIGN BLOGGIRL
    (ctigredesign.blogs.sapo.pt)

    ResponderEliminar
  4. O conceito de liberdade de expressão é incrível, mas sinto que, cada vez mais, as pessoas só o admitem, digamos assim, se as opiniões de terceiros coincidirem com as suas. Caso contrário, é uma afronta. É que não há pachorra para estas mentalidades pequeninas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual o que eu penso e exponho aqui neste texto. És a maior do Mundo se tiveres a mesma opinião que a dos demais. Caso contrário, ui, cai tudo e és a maior porcaria que existe na Terra porque a tua opinião não vale nada e não faz qualquer sentido.

      Eliminar
  5. Grande verdade.
    Hoje em dia é complicado dar a nossa opinião sobre algo sem ser criticado.
    Tudo bem, há críticas construtivas e ofensivas, mas podemos dispensar as ofensivas.
    Opiniões, ainda bem que não temos opiniões iguais, senão tudo era aborrecido.

    Não temos e nem devemos deixar de escrever os nossos posts.

    Boa continuação.
    Cumprimentos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que a nossa opinião não ofenda, porque é que as pessoas se sentem ofendidas e se preocupam demasiado com algo que não lhes diz respeito? Qual a necessidade de estarem sempre a criticar?

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.