Será 2020 O Fim Dos Blogues?

Nos últimos dias, tenho visto que grande parte dos blogues desapareceu.

Será 2020 O Fim Dos Blogues?

Mas porquê?


2019 foi o ano em que procedi ao "destralhar" de muita coisa material na minha vida. Aliás, para quem me acompanha, sabe que andei a "limpar" e arrumar tudo na minha casa, desde gavetas de roupa a material de escritório. Este ano continuo neste processo, mas nos blogues.

Eu era aquela pessoa que seguia mais de cem blogues e acompanhava grande parte deles e tentava interagir nas suas publicações (desde que fizessem sentido para mim e fosse eu o alvo das mesmas). No entanto, e nos últimos tempos, tenho visto que grande parte dos blogues que seguia desapareceu.

Alguns não publicam há anos, outros que desistiram de escrever e são apenas montras de imagens e mais imagens (isto tem algum valor?), outros que já não existem porque o domínio expirou e outros que só escrevem muito de vez em quando e são textos "de encher chouriços".

Conclusão

Dos mais de cem blogues que seguia, depois deste processo de "limpeza", se fiquei a seguir uns 10, foi muito. Este processo "assustou-me" um pouco porque quase ninguém hoje em dia tem um blogue.

Será 2020 O Fim Dos Blogues?

Eu sempre disse que criar um blogue é algo muito fácil e rápido. Manter o mesmo é que já é uma história diferente. Algumas pessoas ainda escrevem com gosto nos seus projectos, e aqueles que criaram para apenas receberem produtos gratuitos e freebies, depressa se esqueceram de escrever e de os manter actualizados. Aliás, a Rita Cortez já escreveu sobre este assunto no blogue dela.

Mas, afinal, para onde é que as pessoas estão a ir?


Para plataformas mais intuitivas e de consumo visual mais rápido. Hoje em dia, poucas são as pessoas que têm paciência para estar a ler um texto de 500 ou mais palavras. Não querem perder tempo. Acham uma futilidade. Acham tempo desperdiçado.

No entanto, se formos avaliar o consumo de conteúdo visual, as pessoas preferem-no. E onde vão encontrar? No Instagram ou, e mais recentemente, Tik Tok

No primeiro caso, vemos fotos todas estilizadas, com imensos filtros, de cenários verdadeiramente idílicos (em algumas contas); no segundo, vemos pessoas a produzirem vídeos.

E onde é que estas plataformas também se tornam saturantes?

Quando TODA a gente faz a mesma coisa. Já não é a primeira vez que venho aqui escrever sobre o quão aborrecido é ver fotos iguais, com conteúdos iguais, com promoção ao mesmo produto, com a mesma legenda e as mesmas hashtags.

Será 2020 O Fim Dos Blogues?

No Tik Tok, a nova plataforma que toda a gente deve começar a trabalhar (segundo alguns especialistas. Gosto particularmente da parte do "deve"), existem imensos desafios que podem ser feitos e - adivinhem? - toda a gente está a fazê-los. Assim, uma pessoa "a fazer scroll" no Tik Tok encontra mil e uma pessoas a tentarem a sua sorte nesse desafio.

Se isto é benéfico?

Não. No meu caso, leva-me a abandonar a plataforma de forma tão rápida quanto aquela com que criei a minha conta (apesar de não ter conteúdo na minha página - e, por este andar, não o vou fazer). No Instagram, é muito comum vermos pessoas a "venderem-se" por "tudo e mais alguma coisa". Ultimamente, tenho visto muitas pessoas a perder a sua identidade em troca de uns produtos quaisquer ou pessoas a promoverem produtos que nada têm a ver com o seu nicho.

Perdoem-me esta minha opinião, mas, tal como disse, é a minha opinião. Sei perfeitamente que há imensa gente a discordar desta minha posição. Apesar de não concordar, respeito. Cada um tem direito à sua opinião.

Mas voltemos aos blogues

Tudo bem que nem toda a gente gosta de ler blogues. Manter um blogue actualizado dá trabalho. Pensar em temas, assuntos para abordar, fotos, escrever, formatar, agendar e partilhar as publicações nas redes sociais dá trabalho. Sempre deu. E sempre se soube disso. As pessoas é que não estão para isso.

O que mais vemos é pessoal a abandonar os seus blogues para ir para outras plataformas e, tal como já referi, algumas delas perder a sua identidade.

Será 2020 O Fim Dos Blogues?

O cenário fica pior quando vemos especialistas no assunto a incentivarem as pessoas a deixarem os blogues e seguirem "as massas" e passarem para as plataformas "da moda"; caso contrário não crescem nem se tornam alguém no mundo digital.

Há mesmo necessidade de promover esta atitude tão radical? Usemos o meu exemplo. Eu prefiro escrever e, de vez em quando, tirar umas fotos. Criar conteúdo em vídeo não é algo que me "preencha as medidas", mas admiro alguns criadores que fazem vídeo incríveis. Aliás, se me seguem atentamente, sabem que só muito recentemente é que comecei a fazer stories onde eu apareço a falar de determinado assunto.

No entanto, não perco a minha essência. Faz sentido eu estar a fazer uma coisa que não gosto, nem me sinto minimamente à vontade, só porque, hoje em dia, é isso que deve ser feito? Vou-me obrigar a gastar o meu tempo e energia a criar conteúdo que não me dá qualquer prazer? Que não me dá "pica"?

Infelizmente, os blogues estão em "vias de extinção", dado que já ninguém os valoriza. O consumidor final de redes sociais prefere ver um sem-número de pessoas a se "vender" e a produzir conteúdo igual ao das outras pessoas do que ser eles mesmos e criar conteúdo próprio, de ideias próprias. Algo genuíno e nada comercial, percebem?

Quem aí ainda segue blogues? Que blogues (ainda) seguem?

10 comentários:

  1. Boas.

    Concordo com o seu post. Temos deparado um grande menor número de visualizações desde meses para cá e sentimos que realmente muitos deixaram de publicar. Enquanto a outras plataformas, nada impede de podermos experienciar mas não deveriam deixar a sua marca no blogue.

    Também concordamos, apesar de ser a nossa opinião, não quer dizer que seja para todos, que existe muitos blogues que publicitam artigos iguais e outros só porque ficam bem colocar lá umas "chouriçadas".

    Atenção é a nossa opinião, também podemos dizer que há óptimos blogues e gostamos de seguir.

    Cumprimentos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digo que não se deva ir para outras plataformas. Como consumidor, porque não? Dando o meu caso como exemplo, e tal como refiro, tenho conta no Tik Tok, mas não publico. Nem vou começar a produzir conteúdo que não me agrada só porque as pessoas estão quase todas a ir para lá. Isso não me faz grande sentido. ;)

      Eliminar
  2. Eu ainda sigo blogues e custa-me muito ver tudo isto a desaparecer. Eu cá irei continuar com o meu cantinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu também vou continuar por aqui enquanto tiver "tempo" e paciência para o conseguir manter. Mas é pena ver alguns blogues a desaparecer...

      Eliminar
  3. Confesso que do dia para a noite tenho mesmo notado isso, que mais de metade de alguns que seguia deixaram de publicar já faz bastante tempo, e claro outras já desapareceram,
    claro que como tu dizes nunca é fácil manter algo sempre actualizado,
    mas realmente que as novas plataformas deixaram os bloggers de parte
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixam os bloggers de parte e, mesmo os consumidores finais, não valorizam.

      Eliminar
  4. Disseste muita coisa que é totalmente verdade, nós bloggers tentamos manter ou aumentar as visualizações e os comentários nos posts eu vejo-me à rasca para manter o meu blog e partilhar com as pessoas. Envolvi me no mundo do YouTube, mas se há coisa que me deixa triste neste mundo digital é as pessoas optarem pelos mais famosos porque pronto. Somos todos gente, ninguém é melhor que ninguém, ninguém é perfeito, mas se não tem paciência para ler um post então não sei que se passa... Eu mantenho o meu e já estou a pensar em mudar o conteúdo pois só assim nos conseguimos levantar. Adorei o teu post ��

    ResponderEliminar
  5. Acredito que, enquanto houver pessoas apaixonadas pela blogosfera, o blogue irá prosperar. Porque é mesmo a paixão com que nos dedicamos aos projetos que faz a diferença. O problema é que a maioria das pessoas procura resultados imediatos e, por isso, vai-se desinteressando deste plataforma. Porque dá trabalho, exige muito de nós.
    Pessoalmente, sou muito mais feliz a criar conteúdo para o blogue, porque a escrita é a minha essência. Quando criei o instagram para As gavetas, acabei por acrescentar a fotografia. E é nesta multiplicação de tarefas que me sinto plena. Mas se tivesse que escolher apenas uma rede para estar, sem dúvida que seria aqui no blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Para além disso, o Instagram tem algumas limitações, por exemplo em termos de tamanho de texto. Se colocares uma legenda enorme, ninguém a vai ler nem vai valorizar o que tens lá. No blogue já tens essa flexibilidade (dentro do possível).

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.