Como Contrariar Efeitos Da Acne? Sabe Mais!

Na semana passada, falei-vos de como cuidar da vossa pele acneica.

Como Contrariar Efeitos Da Acne? Sabe Mais!

Hoje venho falar de como cuidar da vossa pele em casos mais graves de acne que tenham que recorrer à medicação e tratamento por via oral.

Vamos lá?


Quem nunca viu um adolescente com lesões acneicas grandes e inflamadas? Quem nunca travou conhecimento com alguém que, estando numa situação grave (com o devido acompanhamento por parte de um médico dermatologista) se encontra a fazer medicação para controlar a formação de sebo em excesso e, assim, conseguir controlar a acne e tentar erradica-la?

O objetivo deste meu texto não é dizer-vos para começarem a tomar medicação sujeita a receita médica - pois seria extremamente irresponsável da minha parte - mas sim, para aqueles que a estão a fazer, e não vos tenha sido dado o devido aconselhamento, ver aqui algumas dicas de cuidados cosméticos (e não só) complementares para contrariar os efeitos secundários da referida medicação.

Aquilo que muitas pessoas não sabem é que este tipo de medicação vai bloquear a formação de sebo, atuando nas glândulas sebáceas. Este bloqueio irá fazer com que a pele não produza tanto oleosidade - claro está - fazendo com que a pele fique mais "seca". Literalmente, fica seca e desnutrida, ficando mais propensa a desidratação.

Limpeza e Hidratação

Assim, como um dos primeiros cuidados que devem utilizar (muitas vezes prescrito pelo médico dermatologista) é um produto "compensador", ou seja, um produto que vos mantenha a pele hidratada, sem perder nutrição, e ainda manter a barreira cutânea íntegra. Este cuidado deverá ser utilizado de manha e à noite, depois de uma limpeza adaptada a peles sujeitas a tratamento que, também estes, têm de ser mais hidratantes e não tão adstringentes.

Como Contrariar Efeitos Da Acne? Sabe Mais!


E as mucosas oral e ocular?

Para além do ponto anterior, e uma vez que as mucosas (oral e ocular, por exemplo) irão estar mais secas, é importante cuidar dos lábios e ainda - algo que muita gente se esquece - dos olhos.

Os lábios, devido à razão anteriormente apresentada, irão estar mais secos. Se o tratamento for feito durante o Inverno, ainda pior. O ideal será mesmo utilizar um bálsamo labial bem nutritivo e regenerador, a fim de repor o teor de lípidos e água que os mesmos vão perder como efeito do tratamento oral para a acne.

Como Contrariar Efeitos Da Acne? Sabe Mais!


Os olhos também irão ressentir com o tratamento e irão ficar mais secos. Hoje em dia, em plena pandemia, os olhos já tendem a ficar mais secos como resultado do uso contínuo da máscara. Assim, utilizar um colírio hidratante e calmante poderá ser uma excelente opção.

Aquilo que é preciso ter em conta é procurar um produto que tenha uma grande estabilidade depois de aberto, procurar se é compatível com portadores de lentes de contacto (caso as usem. Eu, por exemplo, preciso de ter esse cuidado) e que seja um produto que vos dê conforto e que possam utilizar uma gota em cada olho sempre que sentirem essa necessidade.

Protetor solar: o vosso melhor amigo!

Outro ponto importante é a utilização de um protetor solar. Se, em peles saudáveis e sem acne, este já é um excelente produto para prevenir danos na nossa pele, para quem faz tratamento oral para a acne, e tendo em conta os efeitos desta na pele e diminuir o limiar de tolerância da mesma à radiação solar, o protetor solar é obrigatório nestes casos.

De preferência de textura mais fluída, com rápida absorção e que não deixe aquele toque untuoso na pele, pois é "meio caminho andado" para o consumidor não gostar da experiência.

Como Contrariar Efeitos Da Acne? Sabe Mais!


E, sumariamente, são estes os cuidados que uma pessoa com acne mais grave e a fazer tratamento oral para a mesma deve ter. Conforme disse, grande parte destas recomendações já vêm por parte dos médicos dermatologistas, mas nunca é demais relembrar. De acordo com a minha prática farmacêutica, algumas pessoas precisam de ser relembradas dos cuidados que devem ter, assim como a sua importância.

Já tiveram acne grave? Como conseguiram ultrapassar?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.