Tónico | Sabem Qual A Sua Função? Como Funcionam?

O texto de hoje foi a pedido de uma seguidora - a função de um tónico.

Tónico | Sabem Qual A Sua Função? Como Funcionam?

Confesso que eu não utilizava tónico até há bem pouco tempo. Utilizava apenas água termal ou bruma hidratante no seu lugar. No entanto, há pouco tempo comecei a utilizar o Tónico Purificante da linha Hyséac da Uriage (review brevemente). Mas não é deste produto que vos venho falar, mas sim da função do tónico na rotina de cuidados do nosso rosto e ainda que tipos de tónicos é que existem e como os utilizar.

Vamos lá?


Limpar o rosto é uma etapa essencial para a saúde da nossa pele - algo que já falei imensas vezes aqui no blogue e na newsletter. O primeiro passo é utilizar um produto de limpeza adequado ao nosso tipo de pele, seja ele um leite, um gel, uma espuma ou óleo, por exemplo. O importante é respeitar a barreira cutânea. Ainda dentro da limpeza, o próximo passo, como "finalizador" da mesma, é tonificar a pele. E é aqui que entram os tónicos.

Para que serve?

Embora um bom produto de limpeza limpe (passo a redundância) a nossa pele, o tónico aplicado a seguir a este passo, vai complementar a sua ação, removendo os resíduos que o primeiro produto de limpeza não conseguiu remover. Mais ainda, vai ajudar a desobstruir os poros, evitando o risco de infeções, formação de borbulhas ou pontos brancos.

Para além desta função, apresenta ainda a capacidade de regular o pH da nossa pele e prepará-la para receber todos os ativos dos cosméticos que vamos aplicar a seguir. Dependendo das propriedades do tónico, este pode auxiliar no controlo da produção de sebo, hidratar ou ter algum tipo de ação tensora na pele.

Portanto, até agora, só vantagens, não? Até eu me questiono porque é que eu não utilizo tónico, mas tenho que vos ser sincero: acho mais prático passar uma água termal ou bruma hidratante - #Shame, I know.


Algum efeito a longo prazo?

Ao utilizarmos o tónico todos os dias (duas vezes por dia - manhã e noite) após o produto de limpeza propriamente dito, conseguimos sentir a diferença. Eu, Ricardo, começo a sentir os meus poros mais pequenos e a pele com a oleosidade mais controlada (ok, pronto, admito que estava a ser um cepo por não querer ter trabalho em aplicar o tónico).

Tal como já referi, existem diferentes tipos de tónicos, conforme a sua função. Existem tónicos com ácido salicílico, outros com ácido glicólico (pessoas acima dos 30 que já utilizem este ácido saberão que é um queridinho da nossa pele), os hidratantes e, como eu utilizo, os adstringentes, ou seja, purificantes. E ainda existem os tónicos com ação calmante para quando a nossa pele se encontra mais sensibilizada.

No entanto, há um pormenor que devemos ter em conta quando procuramos um tónico - evitar produtos com elevado teor de álcool, pois este irá irritar a pele e isso é algo que não queremos, certo?

Seguidamente, deixo-vos um pequeno conjunto de tónicos que existem. Há uma marca de perfumaria que é "líder" no número de tónicos que apresenta e são os mais vendidos da marca. Também irei apresentar alguns dessa marca.

Tónico | Sabem Qual A Sua Função? Como Funcionam?


Como utilizar?

Podem utilizar de duas formas:
- Com as pontas dos dedos, com ligeiras pancadas pelo rosto, evitando a zona do contorno ocular;
- Embebendo um disco de algodão e pressionar ao longo do rosto, até completa absorção do produto.

Espero que tenham ficado com uma ideia mais concreta da função de um tónico na rotina de cuidados de pele. Se é um produto que considero verdadeiramente indispensável? Não. Se é um produto que, utilizando e a longo prazo, vemos resultados? Sim. O importante é perceberem que tipo de tónico é que pretendem e que a vossa pele precisa, investirem, e começarem a utilizar.

Por aí? Já utilizam tónico? Já utilizaram?

2 comentários:

  1. Por acaso, também não sabia bem qual a função do tónico, até porque não utilizo, mas este post foi bastante esclarecedor. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto foi a pedido de uma seguidora e descobri que ainda não tinha dado "espaço" nem "destaque" a este tipo de produtos. Espero que tenha sido útil ;)
      Beijinhos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.