Salicílico | Quem Pode Utilizar E Como Tirar Partido Deste Ácido?

Hoje venho falar-vos de um ingrediente que não é nada desconhecido para as peles oleosas - o ácido salicílico.

Salicílico | Quem Pode Utilizar E Como Tirar Partido Deste Ácido?


Quem nunca ouviu falar dele?


À semelhança do que se tem passado nos últimos meses, hoje venho falar-vos com mais pormenor deste ingrediente e ainda, no final do texto, irei apresentar-vos algumas das IMENSAS opções que existem no mercado com ácido salicílico.

Vamos lá?


Quem tem pele oleosa com tendência acneica sabe que pode apresentar alguns problemas e desconforto na pele. Com base nesta premissa, é importante apostar em produtos e procedimentos com ativos que ajudem a equilibrar o excesso de oleosidade e a formação de pontos negros e brancos no rosto. Um desses ingredientes é o ácido salicílico. O ácido salicílico pode ser utilizado em produtos cosméticos ou em procedimentos estéticos, como os peelings químicos. 

O que é o ácido salicílico?

É um beta-hidroxiácido (já falei dos hidroxiácidos aqui) que tem várias propriedades benéficas na pele. Possui ação queratolítica - fazendo com que a nossa pele fique mais fina - antimicrobiana - ajuda a diminuir a proliferação bacteriana e fúngica - e ainda seborreguladora - agindo no controlo da oleosidade - para além do seu efeito anti-inflamatório.

Como atua?

Este ácido permite uma renovação das células superficiais, removendo as células mortas e estimulando a produção de novas. Este mecanismo de ação promove um controlo da oleosidade, diminuindo, assim, as imperfeições da pele.

Que benefícios traz o ácido salicílico para a nossa pele?

1. Esfoliação: facilita a renovação celular e melhora as camadas da pele, controlando a acne, dermatite seborreica e a psoríase, por exemplo - ou até mesmo situações de queratose pilar (também já falei desta condição aqui). Ao esfoliar, o ácido salicílico renova a pele, remove as células mortas e o excesso de oleosidade.

2. Ação antibacteriana e antifúngica: com a capacidade de prevenir a proliferação e eliminar bactérias e fungos, este ácido deixa a pele mais saudável.

3. Ação anti-inflamatória: é um poderoso agente no combate à inflamação dos tecidos.

4. Regulação da oleosidade: como tem um efeito comedolítico, inibe a formação dos comedões abertos (ou fechados) e ajuda a controlar a produção de sebo. Assim, o ácido salicílico ajuda a desobstruir os poros e, consequentemente, diminui a indecência das chamadas "espinhas".

Que aplicações?

Tendo em conta tudo aquilo que já referi, é seguro dizer que o ácido salicílico é indicado para o cuidado da acne, agindo também contra a formação das lesões da mesma.

Onde o podemos encontrar?

São vários os produtos onde podemos encontrar ácido salicílico. Desde geles de limpeza até séruns anti-imperfeições, ele encontra-se presente nos mais variados produtos cosméticos. Seguidamente, deixo-vos alguns dos muitos exemplos de produtos que vemos comercializados.

Salicílico | Quem Pode Utilizar E Como Tirar Partido Deste Ácido?

Salicílico | Quem Pode Utilizar E Como Tirar Partido Deste Ácido?

Procedimentos estéticos com ácido salicílico

Além dos produtos cosméticos, existem procedimentos estéticos que podem beneficiar a pele oleosa. O peeling químico - por exemplo - é um procedimento que proporciona vários benefícios à pele, como o controlo da oleosidade, moderação da formação de comedões e ainda melhoria da textura da pele.

E, assim, ficaram com uma breve descrição das funções e aplicabilidades do ácido salicílico na pele. Acredito que, ao contrário dos outros ingredientes que já vos trouxe aqui no blogue, este seja mais conhecido e vocês já conhecessem algumas das suas propriedades.

Agora pergunto: peles oleosas há por aqui? Quem gosta de ácido salicílico?

2 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar imenso deste ácido, mas não sabia muito sobre ele. Obrigada por me esclareceres, como de costume.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosamente é um dos ingredientes mais conhecidos por parte das peles oleosas, uma vez que as ajuda imenso :) Mas o objetivo destes textos é mesmo esse: esclarecer :)
      Beijinhos.

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.