Como Cuidar Da Pele No Inverno: Haverá Diferenças?

Os dias mais frios chegaram para ficar e é preciso saber como os enfrentar.

Como Cuidar Da Pele No Inverno: Haverá Diferenças?

E quando eu digo isto, refiro-me, claro está, a cuidados com a nossa pele, seja ela do nosso rosto ou do corpo. Sim, porque muitas pessoas negligenciam a hidratação do corpo e isso está mal. Depois andam cheias de prurido e com a pele "a estalar" durante o Inverno inteiro, pois não se preocuparam. Mas ficam admiradas quando ficam a saber como ficaram com a pele assim.

Dezembro começou hoje e, no final do mês (dia 21, vá), entramos oficialmente no Inverno. Porque sou um gajo vosso amigo, vou deixar-vos aqui algumas dicas (pequenas e simples, vá) para que a vossa pele "sobreviva" ao Inverno sem problemas.

Vamos lá?


1) Cuidar dos lábios é essencial.

Nesta época, é normal os lábios desidratarem mais rapidamente. Estão em contante contacto com o meio exterior e têm uma pele bastante fina e frágil. Com as temperaturas mais baixas, vento e a falta de proteção, está aqui a receita ideal para a "desgraça" dos vosso lábios e "meio caminho andado" para que os mesmos fiquem gretados. Solução? Investir num stick ou bálsamo labial nutritivo e aplicar sempre que sentirem necessidade, principalmente antes de saírem de casa, do carro, do trabalho ou dos transportes públicos.

2) No rosto, investir em cuidados com uma componente nutritiva mais elevada.

Isto é válido para as peles oleosas também. Se estas, no verão, utilizarem cuidados matificantes, nos tempos mais frios, recomendo deixarem esse tipo de cuidados "de lado" e investirem em produtos hidratantes, mas com textura ligeira, para que sintam conforto no vosso rosto. Não se esqueçam que uma pele oleosa desidrata facilmente e, se não tiverem este aspeto na vossa mente, a vossa pele vai sofrer. As peles mais secas, podem transitar de um produto em creme para um em bálsamo, por exemplo, ou então finalizar a rotina com um óleo - desde que este não seja demasiado denso.

3) Banhos quentes: nem pensar!

Quem recorre ao meu serviço de Consultoria em Dermocosmética sabe que um dos pontos-chave para evitar a desidratação da nossa pele é evitar, ao máximo, os banhos com água demasiado quente. O ideal é utilizar água morna/tépida. Podem não acreditar mas, no Inverno, eu tenho o regulador virado para o lado da água fria - tudo uma questão de hábito #Rindo. Não estou com isto a dizer para vocês utilizarem água gelada, mas não cometam o erro (nem cedam à tentação) de tomarem banho com água demasiado quente. Nem demorem muito tempo a tomar banho. Aqui estamos a falar também de uma questão ambiental e sustentabilidade.

4) Mãos e pés também merecem ser cuidados!

Se soubessem a quantidade de pessoas que não utiliza um produto para as mãos e/ou para os pés, ficariam surpreendidos. Cuidar das mãos é essencial para que não fiquemos com as mãos parecidas com uma "lixa" - quem é que gosta disso? Para além disso, a correta hidratação e nutrição das mãos evita que surjam umas coisas NADA AGRADÁVEIS chamadas frieiras - claro está que existem um sem-número de fatores associados ao aparecimento destas, mas não cuidar das mãos é um deles. Quanto aos pés, quem gosta de sentir os calcanhares com peles "penduradas" e a "descascarem"?

5) Invistam em chá e deixem de lado o café!

Agora estou a ser insultado, mas a verdade é que o café acaba por desidratar um pouco a nossa pele, enquanto o chá não - se bem que este último tem um forte poder diurético que irá ajudar a depurar o nosso organismo também. Não é fazer detox, é depurar - são coisas diferentes! Escolham o vosso chá preferido e sintam-se confortáveis a trabalhar ou a fazer qualquer coisa que gostam enquanto bebem a vossa chávena de chá.

Estes cinco pontos são apenas algumas dicas que vos posso dar para que consigam "viver" melhor durante o Inverno e a vossa pele não fique danificada nem fragilizada. Outra dica que vos posso dar é, caso trabalhem em sítios com ar condicionado ou aquecimento, utilizar uma água termal e borrifar a pele do vosso rosto várias vezes por dia para a manter hidratada. Caso contrário, chegam ao final do dia e vão sentir desconforto. A mesma coisa para quem fica "colada" à lareira - afastem-se delas, por favor! #RindoNovamente.

Espero que este texto tenha sido útil e que agora tenham armas para cuidarem da vossa pele.

Como costumam enfrentar o Inverno? Algum cuidado em particular? Há algo que mudam entre as estações?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.