O Instagram Está a Deixar-me Desmotivado...

Penso que o título resume bastante bem o conteúdo deste texto. Sinto-me desiludido com o panorama geral das redes sociais "de rápido consumo", razão pela qual nem um simples storie faço.

O Instagram Está a Deixar-me Desmotivado...

Sei que posso soar repetitivo - e já disse isto muitas vezes e espero não ser interpretado como "ah e tal, estás sempre a queixar-te!". Nada disso! Apenas acho que o meu "tempo" lá está "por um fio".

Aquilo que nós vemos atualmente é algo deste género:

CONTEÚDO DE QUALIDADE NÃO É VALORIZADO! E não me venham com merdas. Esta é a verdade em 99% dos casos. As pessoas consomem e aplaudem conteúdo com zero qualidade e todo criado com base no "achismo". O criador de conteúdo diz "Eu acho que..." e as pessoas acreditam que aquilo é o que está correto. Quando alguém lhes pergunta "Porque é que dizes isso?" eles respondem "Porque eu acho que é assim" e está tudo bem. Não deveria, mas está!

AS MARCAS (EMPRESAS, ENTENDA-SE) VALORIZAM ESTE TIPO DE CONTEÚDO! Por uma simples razão: só pensam no alcance, independentemente se o produto deles é bem comunicado ou não. É tudo uma questão de números. "Basta a pessoa referir o nosso produto que é o suficiente para gerar burburinho à volta do mesmo". Entendo esta parte, mas pensemos um pouco: adotar esta postura e apoiar conteúdo sem qualidade não é igual a valorizar possíveis erros que se possam encontrar na comunicação? Apenas uma questão para vos deixar a pensar.

PESSOAS COM CONTEÚDO DE QUALIDADE SÃO OS "UNDERDOGS"! Nem todo o criador de conteúdo é mau. Nem todo o criador de conteúdo aposta numa vertente de "vou dizer meia dúzia de merdas porque tem de ser". Há pessoas que investem tempo e dinheiro em formação e criação de conteúdo (às vezes, em troco de nada e, algumas das vezes, isto é feito deliberadamente - aspeto a abordar mais à frente) e o reconhecimento que recebem é praticamente nulo. Não deveríamos fazer um esforço para valorizar este tipo de conteúdo? Não deveria existir apoio por parte das marcas? Se ninguém apoiar, estas pessoas nunca irão "crescer" e ter o reconhecimento devido. Se isto não acontecer, as empresas nunca irão investir em conteúdo de qualidade, pois este não tem retorno. Acaba por ser um ciclo vicioso.

AS PESSOAS PREFEREM VER PALHAÇADA E HISTERISMOS NAS REDES! Falo na generalidade, mas vocês sabem do que falo e sabem que é verdade. Provavelmente, muitos de vocês também veem e acompanham estas macacas a fazer "trinta por uma linha" com os produtos, que se apresentam nas redes sociais com uma pele completamente "destruída", mas são reconhecidas como autoridades (não sei de que tipo, mas o reconhecimento existe).

OS CRIADORES PRODUZEM "TONELADAS" DE CONTEÚDO EM TROCA DE UM PRODUTO! Produto esse que, se formos a ver o valor comercial, é mínimo. Eu pago as minhas contas com dinheiro. Não chego às Águas do Porto e digo "tome lá um creminho de mãos para pagar a minha conta", mas, ao que parece, estas pessoas usam produtos cosméticos para pagar as suas contas. Isto acaba também por "minar" o mercado, pois não há uma autovalorização do seu trabalho. As pessoas gostam de "trabalhar para aquecer"? No entanto, nos seus empregos, provavelmente, são as mesmas pessoas que se queixam que ganham pouco para tudo aquilo que fazem. Um pouco contraditório, não?

AS PESSOAS PAGAM PARA SER ALGUÉM QUE NÃO SÃO! Não me interpretem mal. Cada um gasta o dinheiro onde quiser, mas algumas pessoas pagam 17€ para obter o selo azul de verificado do instagram e fazem-no para serem consideradas algo que não são: uma autoridade. E, também, por uma questão de estatuto. Parece que é alguém "importante", super reconhecido e confiável. Alguns casos, confesso, que me "provocam" alguma vergonha alheia. Mas é o que temos.

Estas são algumas das razões pelas quais não tenho criado conteúdo nas redes sociais - nem mesmo aqui no blogue, confesso. Não tenho qualquer entusiasmo ou motivação e fazer as coisas "só porque sim", prefiro não o fazer. Neste momento, sou um mero espetador do instagram, onde vejo alguns stories de pessoas que sigo, onde me rio da idiotice e falta de conhecimento (e preguiça em aprender) e onde vejo uns vídeos (de vez em quando, porque, "volta e meia", é tudo igual e é cansativo).

Obrigado às pessoas que ainda me seguem lá: eu não tenho nada contra vocês nem quero que vocês desapareçam. Gosto bastante da comunidade que criei e gosto das mensagens que me enviam - mesmo agora a perguntar o que se passa comigo para não estar presente - e isso deixa-me contente.

Mas, às vezes, é preciso parar. Para pensar. Para avaliar e considerar até que ponto quero continuar em algumas plataformas. Se calhar, um dia volto a criar conteúdo. Se calhar um dia vou "estar a cagar" para estas palhaçadas. Se eu for corrigir algum erro ou informação mal comunicada (ou mesmo errada), eu sou o "mau da fita", o gajo que é invejoso e que só sabe "cascar" nas influencers. Ainda por cima sou mal interpretado.

Que tenham um excelente dia e o resto de uma excelente semana: com ou sem instagram!

9 comentários:

  1. As pessoas não têm é pachorra para seguir gente que se está constantemente a queixar de tudo e todos, tipo tu. Não tem a ver com o conteúdo, tem a ver com a pessoa ser chata. Beijinhos.

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    1. Obrigado pelo comentário, antes de mais :)
      Pode não haver pachorra para pessoas que se queixam de tudo e todos como eu. No entanto, estás aqui no meu blogue, a ler um dos meus textos e a comentar o mesmo. Sinal que me acompanhas o suficiente (mas não interages?) para saber que me queixo sempre, certo?
      Para além disso, o anonimato dá azo e liberdade para muita coisa, até para não assumir aquilo que pensamos sobre o autor ou criador de conteúdo cujo conteúdo viemos comentar! :)

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  2. É incrível como consegues sempre colocar por escrito os pensamentos que me vão na cabeça. É incrível que ao fim de 8 anos, continues a ser das pessoas com que mais me identifico digitalmente.
    É absurdo que em pleno 2023 sejas excluído ou menosprezado na área da cosmética quando tens conhecimentos e formação e metes as parolonas a um canto só por seres homem... Ainda fala a malta de igualdade de género, hum hum...
    És genuíno, verdadeiro, assertivo... E isso meu amigo... FAZ COMICHÃO A MUITA GENTE FRUSTRADA (tipo o anónimo das 21h54). É duro lidar com a "sorte" do outro.

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    1. Talvez porque pensamos da mesma forma, daí o teu primeiro parágrafo. Infelizmente, irá haver sempre alguém que se esconde por detrás de um ecrã e de um teclado para dizer o que bem lhe apetece, sem a pressão de ser reconhecido. Nada que já não esteja habituado.
      Não sei se é uma questão de "sorte" ou não, mas cá ando. Talvez o melhor seja nem sequer colocar por escrito aquilo que penso: pelos vistos, também sou o "mau da fita" se o fizer... Espero que nenhum anónimo interprete isto como "o Ricardo a fazer o papel de vítima".

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  3. Há alturas em que é frustrante, de facto, porque fazes as coisas de alma e coração e parece que isso não chega. O importante são os números, a visibilidade, o alcance,... e enquanto estivermos focados nisso, há sempre uma barreira a impedir que se cresça ou que se chegue às pessoas que têm os mesmos gostos que nós.
    Apesar de tudo, acho que o segredo continua a ser criar por nos dar gozo, por nos encher as medidas. Enquanto assim for, o resto vai-se gerindo.

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    1. Sabes que as coisas vão piorar. Pelo menos, é o que acho e, enquanto não houver força suficiente para travar esta "tendência", isto "irá de mal a pior". Tal como dizes, o importante é continuar a criar por nos dar gozo, mas há dias em que é frustrante. Nestas últimas semanas tenho estado mais pelo blogue que pelo instagram e tem-me sabido bem, dado que "é a minha origem". Um dia de cada vez :)

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  4. P.S. As gavetas da minha casa encantada deram lugar ao Entre Margens. É a casa de sempre, mas o endereço mudou para: https://andreiapmorais.blogspot.com

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  5. O Paradigma das redes sociais apenas está a contribuir para a "estupidificação" do ser humano. Passamos de perguntar "porquê?" a afirmar "ou é ou não é" e.g. comentário número 1. No entanto, são plataformas necessárias para uma estratégia de ‘marketing’ completa, por isso espero que não desista e desejo-lhe boa sorte.

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    1. Não podia concordar mais. Sim, o insta, assim como outras redes sociais, são como ferramentas de divulgação e de marketing, mas o "formato" ou a valorização de quem o utiliza, confesso que não concordo que seja o mais indicado. Obrigado pelo comentário ;)

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