8 Ideias Sobre Cabelo a Saber

Muitas são as ideias que lemos nas redes sociais (e não só). Hoje venho dar-vos a conhecer algumas delas e a razão pelas quais não correspondem à verdade.

8 Ideias Sobre Cabelo a Saber

Esta publicação já foi feita no meu instagram - mas num formato mais resumido. Aqui irão encontrar mais pormenores e explicações sobre o facto destas ideias serem erradas.

LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS NÃO VAI APODRECER A RAIZ DO CABELO
Infelizmente, há um mito "urbano" de que lavar o cabelo todos os dias vai apodrecer a raiz do mesmo. Vamos por partes: o cabelo é composto por duas secções (chamemos-lhes assim): a raiz (invisível e viva) e a haste capilar (visível e morta). A água não tem capacidade de penetrar a pele, logo não irá "chegar" à raiz. Tendo em conta estas duas premissas, chegámos à conclusão que a raiz não irá apodrecer e não há qualquer problema em lavar o cabelo todos os dias, desde que seja com um champô adequado às necessidades do nosso couro cabeludo.

LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS NÃO VAI LEVAR À QUEDA DO CABELO
No seguimento do ponto anterior, a água não penetrando a pele e atingindo a raiz do cabelo, não a irá enfraquecer ao ponto de levar à queda do fio do cabelo.

OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES E OS PRODUTOS DE APLICAÇÃO TÓPICA DEMORAM O SEU TEMPO A ATUAR
O que eu quero dizer aqui é: os resultados não aparecem "da noite para o dia" e desengane-se quem pensa assim ou quem comunica esta ideia como sendo correta. Não é! Eu já falei deste assunto no instagram (podem consultar no destaque "As Bombas do Pinguim"). Existem suplementos alimentares em forma de pó, comprimidos ou gomas. Normalmente em pós são mais concentrados, mas, mesmo assim, os resultados aparecem apenas ao fim de 3 a 4 semanas com toma diária regular. Não acreditem nas pessoas que, ao fim de uma semana, dizem que o cabelo mudou radicalmente ou que a queda parou. Não foi por causa do suplemento alimentar em questão, de certeza.

RAPAR O CABELO NÃO FAZ COM QUE ELE CRESÇA MAIS RÁPIDO NEM MAIS DENSO
É um mito "urbano". Quem nunca ouviu dizer que "ah e tal rapa o cabelo que ele cresce mais denso"? Eu ouvi imensas vezes durante a minha infância. Lamento informar-vos que isto não corresponde à verdade. Para que o cabelo cresça mais forte e, de certa forma, mais rápido, é preciso bons cuidados com o vosso cabelo, assim como uma alimentação nutricionalmente equilibrada. Lembrem-se que não existem milagres.

O CABELO SOFRE DANOS COM O EXCESSO DE EXPOSIÇÃO SOLAR
Esta ideia é verdade. Com o excesso de radiação solar (desprotegida, entenda-se), esta pode levar ao enfraquecimento da raiz do nosso cabelo (uma vez que a radiação solar penetra a nossa pele) e, como mecanismo de "defesa", o cabelo cai. Esta é a razão pela qual sentimos uma maior queda de cabelo durante o Outono. Porquê? Porque é a estação a seguir ao Verão onde há uma maior exposição solar.

UM RABO DE CAVALO "DEMASIADO APERTADO" PODE LEVAR À QUEDA DE CABELO
Isto tudo por causa da tração do rabo de cavalo. Ninguém está a dizer para vocês não utilizarem rabo de cavalo. Simplesmente, precisam de o deixar "frouxo" ou - dica que aprendi recentemente - para preservar a linha frontal do vosso cabelo, podem colocar uma porção do vosso cabelo para a frente, fazer o rabo de cavalo normal ("frouxo") e depois juntam essa linha de cabelo frontal que separaram. Se calhar foi confuso perceber o que eu quero dizer, mas assim conseguem, não só evitar a queda de cabelo, mas também manterem a vossa linha frontal de cabelo.

SE ARRANCARMOS UM CABELO BRANCO, NÃO NASCE CABELO EM MAIOR NÚMERO PARA "COMPENSAR"
Esta ideia também é "antiga", dado que, desde a minha infância ouço "não podes arrancar um cabelo branco porque nascem três no seu lugar". Existe uma versão com sete cabelos, mas o objetivo daqui é explicar que isso não acontece. Primeiro, não devem arrancar cabelos (quem sente prazer nisso?); depois, os cabelos brancos aparecem devido a uma despigmentação do cabelo resultante de vários fatores que não o "trauma" que é arrancar fios de cabelo.

DORMIR COM O CABELO MOLHADO PODE DANIFICAR O MESMO
Por uma razão muito simples. O cabelo molhado está distendido, ou seja, mais suscetível de sofrer danos e quebrar. Ao nos deitarmos com o cabelo molhado, e com a fricção do mesmo na almofada, pode levar à quebra do fio. Não digo que arranca o fio de cabelo: simplesmente pode quebrar o fio a meio (digamos assim), o que não é saudável.

Ficaram com oito das ideias que existem sobre o cabelo e os possíveis cuidados que (não) devemos ter com eles. Espero que tenham gostado do texto e, caso alguma ideia vos tenha surpreendido, deixem-na nos comentários para debatermos.

Que mais ideias já ouviram relativamente ao cabelo?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.