Como Está A Correr O “Processo“ Invisalign?

Hoje venho falar-vos, mais uma vez, da minha experiência com o Invisalign. Como está a correr?

Como Está A Correr O “Processo“ Invisalign?

Depois de vos ter falado um pouco do que me levou a colocar Invisalign e de responder a algumas questões que me colocaram, achei por bem voltar a falar do assunto uma vez que já estou a usar há quase 9 meses (desde o dia 4 de Outubro de 2019).

Se pensei que ia aguentar tanto tempo? Não! Mas cá estou eu.


No outro texto, tinha-vos informado que já tinha colocado os attachments, mas que iria colocar elásticos, posteriormente. Só não sabia quando, nem onde, nem durante quanto tempo.

Pois bem, vou, então, dar-vos mais algumas "novidades" do processo.


Já uso elásticos!

Sim, a melhor experiência de sempre durante este meu processo é utilizar elásticos - só que não!

O alinhador do maxilar superior tem um gancho onde prende o elástico e, no maxilar inferior, como não existe isso no alinhador, foi-me colocado um botão (mais à frente numa fotografia), que não é mais do que uma estrutura metálica que é colada ao dente, que vai servir de suporte para encaixar o elástico na parte de baixo.

Comecei por utilizar elásticos grandes ("grandes", entenda-se) e fui reduzindo o diâmetro dos mesmos até estar a usar uns microscópicos (!!! Acreditem, só se conseguem ver com uma lupa de aumento) que quase não dá para meter os dedos lá dentro e estica-lo de forma a colocar o elástico nos ganchos. Como assim?

Quais as vantagens de utilizar elásticos?

Segundo o que me foi informado pelo Dr. Bruno Almeida Gomes, o elástico vai ter um efeito "sinérgico" com os attachments e os alinhadores na correcção dos meus dentes. Posso dizer-vos que a utilização do elástico faz com que eu sinta pressão sempre, independentemente se os dentes estão a mover-se ou não.

No entanto, só estou a utilizar do lado esquerdo - para já - e os dentes já estão no sítio devido (no maxilar de baixo, penso que estão quase lá). Posto isto, uma questão que coloquei ao Dr. Bruno foi: há necessidade de continuar a utilizar elásticos? Ao que ele me respondeu que sim. Mesmo não estando com um papel "activo" na correcção dos meus dentes, eles têm um papel de ancoragem.

Vais usar elástico do lado direito?

Eu deduzo que sim. Os alinhadores têm espaço para tal, ou seja, espaço para colocar um botão em cima e um em baixo. O lado direito dos meus maxilares estão a ser "trabalhados" neste momento pelo que, mais cedo ou mais tarde, irei colocar mais dois botões e vou colocar mais um elástico aqui. Lovely.

Desvantagens de utilizar elásticos: existe alguma?

Sim!! (agora o Dr. Bruno vem aqui matar-me xD) Imaginem ter alguma coisa a raspar constantemente no lado interno da vossa bochecha. Imaginem agora uma pessoa que, como eu, fala imenso durante o dia (trabalho numa Farmácia, conseguem imaginar). O elástico a raspar sempre faz com que surjam aftas. Aquelas lindas e queridas amigas que só me apetece ir lá fazer-lhes festinhas de cócegas porque são tão queridas e adoráveis... Mesmo. Adoráveis... São uns amores... Imaginam como eu gosto delas, certo?

Só que não!!!!!


Mas, enfim, ninguém disse que ficar bonito era fácil, por isso há que aceitar estas pequenas malvadas. Daqui a pouco elas vão ter companhia no outro lado.

Comer e beber

Tal como referi, ainda tenho de ter cuidados ao comer e beber. Não posso comer com o invisalign colocado, não posso beber bebidas quentes (lá está, para beber um café tenho que os retirar, passar a boca com água, lavar os alinhadores e voltar a coloca-los), pelo que tenho dado prioridade a chá frio e água - imensa água.

Como foi durante a quarentena?

Ora bem, no início de Abril, era suposto eu ter uma consulta de seguimento com o Dr. Bruno Almeida Gomes, que me iria dar novos alinhadores. No entanto, estávamos confinados. E posso dizer-vos que tanto o Dr. Bruno como a Clínica Luso Internacional do Porto foram impecáveis, pois ligaram-me a informar que me iam enviar uma série de alinhadores para não parar o tratamento, nem o atrasar de alguma forma.

Alguns dias depois tinha alinhadores novos a chegarem-me a casa. Por isso, muito obrigado pela disponibilidade e por terem sido incríveis.


No entanto, também houve um pequeno "percalço" durante a quarentena - o botão descolou literalmente do meu dente do maxilar inferior, o que levou a que durante esta fase me fosse impossível utilizar elásticos. Voltei a colocar quando as Clínicas Dentárias voltaram a "ter autorização" para funcionar e tratar de casos que não fossem urgências.

Como Está A Correr O “Processo“ Invisalign?

Que mudanças?

Seguidamente, vou-vos mostrar duas fotografias - uma do dia 4 de Outubro de 2019, dia em que coloquei o primeiro alinhador - e a segunda do dia 6 de Junho e podem ver as diferenças. Peço desculpa que são fotografias de dentes - e algumas pessoas podem não gostar deste tipo de "cenários" - mas assim vocês têm uma ideia mais concreta e visual das diferenças!

Como Está A Correr O “Processo“ Invisalign?
4 de Outubro de 2019 - Achava eu que tinha os dentes minimamente direitos

Como Está A Correr O “Processo“ Invisalign?
6 de Junho de 2020 - Reparem no maxilar superior! As diferenças são enormes!


Está a valer a pena, Ricardo?

Sem dúvida. Nunca pensei que umas "coisas" transparentes e com trocas semanais fossem capazes de movimentar os meus dentes, de uma forma praticamente indolor. Se estou arrependido? Não.

Quanto tempo falta?

Neste momento, estou a meio do meu processo. No dia 29 de Junho volto a ter consulta de seguimento com o Dr. Bruno Almeida Gomes, pelo que não sei o que ele tem reservado para mim - se vamos encurtar o tratamento (era uma hipótese antes do confinamento obrigatório), se saio de lá com um novo elástico na boca, não sei. As consultas são sempre uma surpresa - positiva, acho eu! xD

Mais uma vez, tenho que agradecer a disponibilidade do Dr. Bruno Gomes, assim como à Clínica Luso Internacional do Porto. Têm sido impecáveis e eu não podia estar mais contente com o tratamento e com o processo! #notpub

E era isto que tinha para vos dizer nesta fase do "campeonato" da minha jornada #EntrarNos34EmBeleza. Se vocês tiverem mais alguma questão sobre o Invisalign podem deixar nos comentários ou enviar-me uma mensagem no Instagram que respondo-vos sem qualquer tipo de problema.

Querem que continue a escrever sobre como está a correr esta experiência?

2 comentários:

  1. Nota-se bem a diferença!
    Continua a partilhar a tua experiência, porque acho que é mesmo útil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e é uma alteração à qual me vou habituando ao mesmo tempo que as mesmas vão surgindo. tem sido bastante "agradável" ver estas alterações e os meus dentes mais alinhados ;)

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.