9 Mandamentos A Seguir Numa Ida À Farmácia Actualmente

Os últimos dias têm sido complicados na Farmácia, devido ao COVID-19.

9 Mandamentos A Seguir Numa Ida À Farmácia Actualmente

Pior ainda quando existem pessoas que não entenderam (ainda) que precisam de ficar em casa. Assim, e perante isto, foram tomadas medidas na Farmácia onde trabalho, de forma a minimizar a exposição e o risco e proteger a equipa de trabalho.

São elas:

- Atender de porta fechada e apenas pelo postigo;
- Atendimento com luvas e trocas periódicas das mesmas;
- Desinfecção das superfícies e dos equipamentos e luvas entre atendimentos;
- Desinfecção das caixas e das "banheiras" onde chegam os medicamentos e outros produtos de saúde antes de entrarem na Farmácia;
- Para além disto, educar e sensibilizar as pessoas a fazerem uma fila única e manterem a distância de segurança entre elas.

No entanto, ainda há pessoas que não conseguem entender a gravidade desta situação e assumem comportamentos de risco. Mais ainda, têm atitudes que são um pouco "estranhas" e que dificilmente, conseguirei entender.

Desta forma, decidi fazer uma lista de Mandamentos que as pessoas DEVEM seguir quando se dirigirem às Farmácias nos próximos dias.

1. Não furarás a fila a pensar que tens prioridade

Isto é válido para qualquer utente que a Farmácia atenda, seja utente "da casa" ou "de passagem". Existe uma fila, logo há que respeitar a mesma. É atendida uma pessoa de cada vez e, pode demorar mais tempo, mas, com a compreensão de todos, o nosso trabalho continua a ser feito e continuamos a prestar o nosso serviço à população da melhor forma possível.

2. Respeitarás a distância de segurança entre pessoas

No mínimo, um metro de distância entre cada pessoa. NÃO É para estar "colado" ao "vizinho do lado" e estar na "amena cavaqueira". Haja respeito. Podes não sentir sintomas, mas podes estar infectado. Respeita as distâncias, pode ser? Para o teu bem, para o bem de todos. 

3. Não rirás das medidas de contingência que a Farmácia tomou

Chegas à Farmácia e vês que vais ser atendido pelo postigo, ou que existe uma linha no chão com uma distância de segurança ou vês um acrílico a proteger a pessoa que te está a atender. Não te vais rir das medidas que a Farmácia tomou, nem ridicularizar as mesmas. Mais ainda, não vais reclamar nem pedir o livro de reclamações por causa disso. Vais tentar entender a razão para tal procedimento está a ser implementado, por favor!

4. Irás comprar APENAS o indispensável

Reduz ao máximo as tuas idas à Farmácia e apenas para comprar o essencial. Não vais hoje comprar 1 caixa de Paracetamol, amanhã 1 caixa de Ibuprofeno, depois uma caixa de gel de limpeza para a cara, no dia seguinte a mousse de barbear e por aí adiante. Faz uma lista daquilo que está mesmo a fazer-te falta, desloca-te à Farmácia e efectua a compra. Depois, se não tiveres que ir ao supermercado, vais para casa! #StayAtHome

5. Não comprarás o stock de medicamentos da Farmácia

No seguimento do ponto anterior, não vais comprar medicamentos até Janeiro. Vais comprar apenas o que precisas para este mês (e, eventualmente, para mais um mês como reserva). Sabes o que acontece daqui a alguns dias se continuares a comprar medicamentos até Janeiro? Não vai haver stock. Não havendo stock, as outras pessoas não têm medicamentos para elas. O que vais fazer a seguir? Entrar no "mercado negro"? Ganha juízo!

6. Não questionarás porque é que a porta está fechada e estás a ser atendido por um postigo

Não vais reclamar de estares a ser atendido desta forma, nem vais "puxar os galardões" de "eu sou utente há muito tempo, por isso têm que me deixar entrar". Não! As medidas são para toda a gente e tu vais respeitar, por favor!

7. Não tossirás, espirrarás nem expirarás profundamente para cima do postigo e das outras pessoas

Preciso de falar mais sobre isto? Já toda a gente sabe que o vírus se transmite através de gotículas respiratórias. Por isso, sempre que tossires ou espirrares, vais fazê-lo para a dobra do cotovelo (cobrindo a boca e o nariz) ou vais fazê-lo para um lenço de papel e vais deitar fora logo de seguida!

8. Não roubarás álcool-gel nem álcool da Farmácia

Isto é não ter qualquer noção, certo? Oh gente! As Farmácias que estão a atender de porta aberta e com a fita no chão e que têm à disposição o álcool-gel no balcão é para ser USADO COMEDIDAMENTE e pelo pessoal da Farmácia. Vais roubar o stock deles? Vais encher o teu frasquinho com o álcool-gel que a Farmácia tem para ser utilizado pela equipa da Farmácia? És assim tão egoísta e sem-noção?

9. Pensarás no próximo

Se cumprires todos estes passos, se ficares em casa e se só saíres para o estritamente necessário, esta pandemia vai desaparecer mais rapidamente. Se saíres à rua, se cumprimentares fisicamente as pessoas e não tiveres consciência da gravidade da situação, estás a prejudicar toda a gente.

Não penses que és imune a tudo.
Não penses que "nada te pega".
Não penses que as pessoas estão a exagerar.
Não penses que isto é tudo uma "gripezinha" que passa.
Toma consciência da situação e da gravidade da mesma.

É um favor que podes fazer a mim, a ti, aos teus e a toda a gente que vive aqui!

Quem já cumpre estes mandamentos quando vão à Farmácia?

2 comentários:

  1. Infelizmente, há quem continue a desvalorizar a situação. Mas se todos cumprirmos as normas de segurança é bem mais fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me admira e "assusta" são os idosos. Andam na rua como se nada fosse e a continuar a fazer a vida delas normalmente...

      Eliminar

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.