DMAE | Quais Os Seus Benefícios? Como Ajuda A Pele?

Depois de dois textos sobre ingredientes, hoje trago-vos um terceiro: o DMAE.

DMAE | Quais Os Seus Benefícios? Como Ajuda A Pele?

Quem diz "depois de dois textos", diz também "depois de alguns dias" #PessoaOcupadaAqui

Este é um ingrediente bastante adorado por algumas pessoas; no entanto, desconhecido por outras. Tal como tem sido habitual neste tipo de textos, vou dar-vos uma breve introdução sobre o DMAE, os seus benefícios e cuidados a ter com o mesmo, assim como alguns produtos onde podem encontrar o mesmo.

Vamos lá?


O que é o DMAE?

O Dimetilaminoetanol (DMAE) é um composto metabólico natural produzido no nosso cérebro em pequenas quantidades. No início, era apenas utilizado por psiquiatras; contudo, ao longo do tempo, foi descoberta uma "função cosmética" neste ingrediente.

O DMAE era utilizado para tratar casos de hiperatividade, depressão leve e problemas cognitivos. Porém, foi observado que o medicamento enrijecia o pescoço, deixando a pele dos pacientes "repuxada". Assim, descobriu-se a sua função rejuvenescedora - um bocado "descoberta por serendipidade", percebem?

DMAE | Quais Os Seus Benefícios? Como Ajuda A Pele?

Quais os seus benefícios?

- Função antienvelhecimento;
- Atua no combate à flacidez;
- Diminui as rugas finas, deixando a pele mais fina;
- Efeito lifting.

Para além destes benefícios, como temos recetores para a acetilcolina nas três camadas da pele, ao aplicarmos DMAE, conseguimos aumentar o nível de hidratação e firmeza da pele. Porquê? Tal como o ácido hialurónico, o DMAE é uma substância higroscópica, ou seja, consegue reter o seu peso em água.

Agora uma pequena NOTA: enrijece músculos, efeito lifting e combate a flacidez e - para quem percebe desta área - atua nos recetores da acetilcolina. Não vos faz lembrar algo? (Revelo mais à frente).

Como funciona na pele?

Vou ter que utilizar algum palavreado técnico - e peço, desde já, desculpa por isso, mas tem de ser #Rindo. O DMAE aumenta a produção do neurotransmissor acetilcolina, responsável pela contração muscular que, por sua vez, combate a flacidez e, consequentemente, provoca menos rugas.

Contrariamente a muitos outros ativos utilizados em produtos cosméticos, o DMAE não age sobre as camadas superficiais ou mais profundas da pele, mas sim na contração muscular. Em contacto com a pele, há também estimulação da produção de colagénio.

NOTA: para quem se preocupa com as rugas ou já vê algumas no seu rosto, tem aqui um excelente amigo, certo?

DMAE versus Toxina Botulínica (vulgo Botox)

Aqui está aquilo que falava uns parágrafos atrás. O DMAE é diferente da toxina botulínica. Enquanto esta atua paralisando os músculos responsáveis pela formação da ruga na pele, o DMAE estimula a contração muscular. Portanto, o DMAE é uma substância eficaz para o tratamento da flacidez. Faz sentido?

Como utilizar DMAE?

Entre concentrações de 3 a 10% e sob várias formas, consoante o tipo de pele. Eis algumas recomendações:
- Para peles oleosas, utilizar em gel ou sérum;
- Para peles secas, utilizar em creme;
- Para peles normais, utilizar em loção.

Para que se vejam resultados, os produtos à base de DMAE devem ser utilizados de forma contínua, diariamente, entre seis a oito meses, logo, é bastante importante gerir um pouco as vossas expectativas, caso utilizem produtos deste género, uma vez que os resultados não vão ser imediatos.

Existe alguma contraindicação?

Sim, nas peles sensíveis há que ter cautela a evitar produtos com DMAE diariamente, pois pode causar vermelhidão, irritação e alergia.

Onde podemos encontrar?

Eis uma pequena lista de produtos onde conseguem ver DMAE nas suas fórmulas

DMAE | Quais Os Seus Benefícios? Como Ajuda A Pele?
(da esquerda para a direita) SkinCeuticals A.G.E. Interruptor, Sesderma Daeses Creme Refirmante de Rosto, Skin Perfection Advanced Day Cream

Termino, assim, a descrição deste ativo utilizado em cosméticos - e também em procedimentos estéticos. Espero que tenham gostado e que tenha despertado a vossa curiosidade em saber um pouco mais sobre os ingredientes que encontram nos cosméticos. Por aqui, estou a utilizar um produto com DMAE na sua formulação, mas encontra-se juntamente com outros já falados aqui no blogue. Brevemente, sairá review.

Quem por aí já conhecia o DMAE?

Sem comentários:

O Pinguim Sem Asas. Todos os direitos reservados. Com tecnologia do Blogger.